Notícias

Receita sem Papel obrigatória a partir de 1 de abril

1 Abril, 2016

A partir de hoje, todas as entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão obrigadas a prescrever eletronicamente. O Despacho 2935-B/2016 tem como objetivo a implementação progressiva da Receita sem Papel em todo o país (RSP). Numa primeira fase, o Ministério da Saúde estabeleceu como meta 80% de RSP até ao final do primeiro semestre – Junho de 2016.

A SPMS, enquanto entidade responsável por este projeto, está no terreno desde julho de 2015 a promover a RSP, sensibilizando prescritores, utentes e entidades a aderirem a este novo modelo. Com um crescimento de cerca de 35% por semana, a RSP chegou aos 17,5% no dia de hoje.

O Centro Hospitalar de Leiria lidera este processo, sendo que 90% das suas prescrições já não têm suporte físico. A RSP pretende combater a fraude, reduzir a possibilidade de trocas não intencionais no momento da dispensa, efetuar a dispensa parcial da receita em momentos e farmácias diferentes, bem como  permitir ao médico aceder a informação clínica.

Receita Sem Papel – Caso de sucesso

21 Dezembro, 2018

A “Receita Sem Papel” é um dos casos de sucesso no panorama nacional. Distinguida com o Prémio Inovação NOS, foi considerada a solução mais inovadora em 2016. Veio substituir gradualmente a receita em papel, afirmando-se primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado.

receita-sem-papel-95Noticia

SPMS promove “SNS Sem Papel” no CHPL

26 Setembro, 2018

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela transformação digital na Saúde, promoveu, dia 25 de setembro, uma sessão para profissionais de saúde no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

Banner_generico_spms_opcaoB

Receita Sem Papel – Simulacro no Porto

10 Julho, 2018

No âmbito da Receita Sem Papel, a SPMS, EPE, em parceria com a AFP – Associação de Farmácias Portuguesas, ativou hoje, 10 de julho, um simulacro na área do Porto, que decorreu no período da manhã, com sucesso, envolvendo oito farmácias.

Voltar
co-financiamento
fringilla ut amet, risus. ultricies adipiscing id
Voltar para o topo.