Ministério cria Comissão de Acompanhamento da Receita sem Papel

28 Julho, 2015

No âmbito da Portaria nº 224/2015, de 27 de julho, foi criada pelo Ministério da Saúde, a Comissão de Acompanhamento da Receita sem Papel (CARSP), composta por todas as entidades responsáveis pela implementação do processo de desmaterialização eletrónica da receita – ACSS, INFARMED e SPMS.

A SPMS continuará a assegurar a emissão das especificações técnicas dos sistemas informáticos de prescrição, assim como o registo e publicação das suas declarações de conformidade, intervindo ainda no processo de definição das especificações e requisitos técnicos para os sistemas de dispensa de receituário.

A adaptação dos sistemas eletrónicos de prescrição, dispensa e de conferência às novas normas e especificações previstas na portaria, deverá estar concluída até ao final de outubro.

Em agosto, os seguintes hospitais vão iniciar a prescrição eletrónica:

1. Centro Hospitalar de Setúbal
  2. Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
  3. Centro Hospitalar Lisboa Central
  4. Centro Hospitalar Porto
  5. Centro Hospitalar São João
  6. Centro Hospitalar Leiria-Pombal
  7. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
  8. Hospital Figueira da Foz
  9. Hospital de Braga
  10. Unidade Local Saúde do Baixo Alentejo
  11. Unidade Local Saúde de Castelo Branco
  12. Unidade Local Saúde Matosinhos
  13. Unidade Local Saúde Alto Minho
  14. Unidade Local Saúde Nordeste Transmontano
banner_ReceitaSemPapel_20150728-980x350

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

Receita Sem Papel – Caso de sucesso

21 Dezembro, 2018

A “Receita Sem Papel” é um dos casos de sucesso no panorama nacional. Distinguida com o Prémio Inovação NOS, foi considerada a solução mais inovadora em 2016. Veio substituir gradualmente a receita em papel, afirmando-se primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado.

receita-sem-papel-95Noticia

SPMS promove “SNS Sem Papel” no CHPL

26 Setembro, 2018

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela transformação digital na Saúde, promoveu, dia 25 de setembro, uma sessão para profissionais de saúde no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

Banner_generico_spms_opcaoB