Notícias

Cooperação Luso/Francesa na área da interoperabilidade Semântica

16 Fevereiro, 2015

No dia 12 de Fevereiro, a SPMS organizou uma reunião de trabalho, no âmbito da Interoperabilidade Semântica, com François Macary, representante da  Agence des Systems d’information Partáges de Santé – ASIP Santé, entidade responsável pelos SI do Ministério da Saúde Francês.

O principal objetivo deste encontro foi promover a troca de experiências e o alinhamento de trabalhos futuros nesta matéria. Este encontro permitiu que a entidade francesa, responsável pelos SI da saúde, tivesse oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela SPMS, na área da interoperabilidade semântica, território em que Portugal está muito avançado.

cooperação lusofrancesa_2016_3

Durante a reunião foram abordados os temas das Terminologias Clínicas, nomeadamente a estratégia da SPMS para a adoção e implementação do SNOMED CT em Portugal, bem como estabelecimento do Centro de Terminologias Clínicas (CTC.PT).

As duas entidades partilharam, ainda, experiências no âmbito do Standard internacional, nas áreas da Imunoalergologia, Anatomia Patológica e Oncologia e definiram etapas futuras de trabalho.

cooperação lusofrancesa_2016_2

Ficou, desde logo, agendado, um Workshop técnico sobre perfis IHE, a realizar em Portugal, com a presença de uma equipa da ASIP Santé. Estas reuniões de trabalho permitem, aos dois países, um debate alargado e construtivo sobre a Interoperabilidade regional e intra-hospitalar, para partilha de informação na área laboratorial.

Em estudo está, ainda, a possibilidade da SPMS estabelecer um Protocolo de Cooperação, visando a promoção dos Cuidados de Saúde transfronteiriços, principalmente ao nível da partilha do Resumo Clínico do Utente.

cooperação lusofrancesa_2016

SPMS distinguida na SNOMED CT EXPO 2022

30 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, recebeu uma distinção da SNOMED Internacional pela co-organização do SNOMED CT EXPO 2022, que decorreu no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro.

Portugal presente na conferência “SNOMED CT Expo 2018”

24 Outubro, 2018

No âmbito dos projetos internacionais e do Centro de Terminologias Clínicas (CTC), a SPMS, EPE, em representação de Portugal, participou na conferência “SNOMED CT Expo 2018”, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro em Vancouver, no Canadá.

banner_spms7

ASSESS CT em debate na SPMS

3 Novembro, 2015

O auditório da SPMS foi palco da segunda reunião Focus Group, no âmbito do projeto europeu ASSESS CT.

Voltar
Voltar para o topo.