Notícias

SPMS distinguida na SNOMED CT EXPO 2022

30 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, recebeu uma distinção da SNOMED Internacional pela coorganização da SNOMED CT EXPO 2022, que decorreu no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro. O dirigente da SPMS recebeu uma placa das mãos do CEO da SNOMED Internacional, Don Sweete, que destacou a parceria da SPMS na estratégia e no planeamento desta iniciativa que estava programada para 2020 e acabou adiada pela pandemia.

Na sua intervenção na sessão de abertura do evento, Luís Goes Pinheiro falou sobre os quatro principais pilares da transição digital do sistema de saúde português:  Infraestruturas, Cidadãos, Profissionais e Dados, sublinhando a importância da interoperabilidade para o futuro. “Investir no SNOMED é investir em dados de qualidade, em ciência e, acima de tudo, no nosso futuro”, destacou. “ O vosso trabalho salva vidas”, enalteceu, dirigindo-se aos profissionais presentes.

Ao longo de dois dias, Lisboa foi palco de um intenso debate sobre soluções de saúde digital, implementação, uso e aplicações do SNOMED CT, que juntou os maiores especialistas internacionais nesta área.

Projetos e apresentações SPMS

SNOMED CT é a terminologia clínica mais abrangente do mundo, integra a SNOMED internacional, uma organização sem fins lucrativos, cujos representantes tinham sido recebidos pela SPMS no dia 26 de setembro. Já nesta sessão de boas-vindas, ficou claro que receber este evento em Portugal constituía uma mais-valia, pela qual a SPMS participava de forma ativa e entusiástica.

Durante o evento, a SPMS fez também uma apresentação sobre o uso da SNOMED CT em Portugal e as perspetivas futuras, bem como dos projetos em que participa na área da semântica e implementação de novos serviços. Na área de exposições, o SNS 24 marcou presença com a divulgação dos vários serviços que disponibiliza aos cidadãos.

Promovendo a troca de experiências entre os diversos países que utilizam os catálogos da SNOMED CT nos seus sistemas de saúde, esta iniciativa culminou na sessão de encerramento assegurada pelo vogal do Conselho de Administração da SPMS, Ponciano Oliveira.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.