Notícias

ASSESS CT em debate na SPMS

3 Novembro, 2015

O auditório da SPMS foi palco da segunda reunião Focus Group, no âmbito do projeto europeu ASSESS CT. Durante a manhã do dia 02 de novembro, representantes do setor da saúde, público e privado, desde profissionais a instituições públicas, como universidades, hospitais e laboratórios de análises, reuniram-se para debater e partilhar conhecimentos sobre terminologias clínicas internacionais, em particular o SNOMED CT.

Professor Henrique Martins na abertura da sessão Focus Group

O ASSESS CT (Assessing SNOMED CT for Large Scale eHealth Deployments in the EU) arrancou em fevereiro e termina no final deste ano. Constituído por cinco áreas de trabalho, designadas por Work Packages, Portugal participa no Work Package 1, promovendo a dinamização de Focus Group. O debate incidiu, por um lado, nas barreiras que dificultam a adoção da terminologia clínica internacional e, por outro, nas estratégias que facilitam e potenciam a implementação do SNOMED CT.

Este é mais um projeto de referência em que a SPMS participa como expert, devido ao know how  da equipa de interoperabilidade, nomeadamente nas áreas da semântica e da técnica.      

SPMS distinguida na SNOMED CT EXPO 2022

30 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, recebeu uma distinção da SNOMED Internacional pela co-organização do SNOMED CT EXPO 2022, que decorreu no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro.

Uniformização dos sistemas nos Cuidados de Saúde Primários

26 Fevereiro, 2020

Nos últimos 10 anos, os registos médicos em suporte eletrónico generalizaram-se nos centros de saúde portugueses. Hoje, os médicos de família acedem, facilmente, a registos feitos por outros médicos, em todas as zonas do país e noutros níveis de cuidados. O acesso direto e bidirecional à informação clínica de utentes, que passam por diferentes profissionais e locais, é uma mais-valia ao serviço da continuidade de cuidados, característica da Medicina Geral e Familiar.

Portugal presente na conferência “SNOMED CT Expo 2018”

24 Outubro, 2018

No âmbito dos projetos internacionais e do Centro de Terminologias Clínicas (CTC), a SPMS, EPE, em representação de Portugal, participou na conferência “SNOMED CT Expo 2018”, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro em Vancouver, no Canadá.

banner_spms7
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.