epSOS simulado com sucesso no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

1 Julho, 2013

No âmbito do encontro de coordenadores nacionais do piloto epSOS (NEPC), que decorreu nos dias 27 e 28, nas instalações da SPMS, EPE e da ACSS, I.P., foi efetuada uma visita ao Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora/Sintra) na tarde do dia 28, que integrou a simulação de consultas a utentes epSOS para demonstrar o funcionamento do serviço piloto epSOS em ambiente de testes, no serviço de urgência daquela unidade hospitalar.

Tendo como utentes os representantes de França, Itália, Malta e Suíça foram estabelecidas as ligações com os respetivos países e obtidos com sucesso os Resumos Clínicos (Patient Summary,PS) e cumpridas as consultas aos “doentes”.

Este encontro teve como objectivo a partilha de experiências e ideias no sentido de aumentar a utilização dos serviços epSOS. Depois duma abordagem mais generalista centrada nos grupos alvo, Cidadãos, Utentes e Profissionais de saúde, houve também espaço para os diversos intervenientes partilharem informação bilateralmente com vista a identificar soluções e ações que promovam uma maior utilização destes serviços.

Cerimónia de receção aos coordenadores epSOS

Recorde-se que a nível nacional foi desenvolvido o serviço epSOS Resumo Clínico que permite a partilha de informação clínica essencial à prestação de cuidados de saúde, sobretudo em situação não planeada, entre os países aderentes. Portugal pretende também colocar em funcionamento durante o segundo semestre de 2013, os serviços Patient Acess to Patient Summary (PAC) que permitirá o acesso pelo próprio utente ao seu Resumo Clínico, na língua do país em que se encontrar e assim disponibilizá-lo ao profissional de saúde, no seu próprio idioma (particularmente útil nos países sem serviço PS) e Health Care Encounter Report (HCER) que permitirá enviar informação para o país de origem, do utente, sobre os cuidados prestados no estrangeiro.

O epSOS constitui o Portal Internacional da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), suportando-se nesta plataforma e no Resumo Clínico Único do Utente (RCU2) como infraestrutura nacional.

Portugal obteve autorização da CNPD para a partilha de dados transfronteiriços no âmbito do projeto epSOS e foi autorizado a entrar em produção, estando atualmente em teste na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e nos Hospitais de Faro e Prof. Doutor Fernando Fonseca. Prevê-se a sua expansão a nível nacional até ao final de julho.

Vídeo notícia TVI

Workshop epSOS na SPMS

OpenNCP 2.1.0 considerada a Gold Release do epSOS

19 Dezembro, 2013

A versão 2.1.0 da OpenNCP, lançada esta quarta-feira (dia 18), foi considerada a melhor e mais completa versão de sempre desta tecnologia, tendo por isso sido batizada de “gold release”. Esta é a última atualização tecnológica prevista no âmbito do projeto epSOS.

epsos

Nova versão para o OpenNCP

7 Novembro, 2013

O OpenNCP conta com novas alterações. A evolução para a versão 2.0.3 foi anunciada esta terça-feira (dia 05 de novembro).

logo epsos