Receitas Sem Papel – “Simplificar Processos | Modernizar o SNS”

26 Fevereiro, 2016

No passado dia 25, o auditório do INFARMED foi palco da sessão “Simplificar Processos | Modernizar o SNS”, no âmbito do projeto Receita Sem Papel.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado da saúde, Manuel Delgado que destacou o excelente trabalho realizado pela SPMS e, agradeceu o envolvimento de todos os profissionais de saúde neste projeto, referindo que embora a utilização da prescrição eletrónica desmaterializada já seja uma realidade no Serviço Nacional de Saúde, o XXI Governo pretende dar um novo impulso ao uso da receita eletrónica.

Manuel Delgado
Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado

Num ambiente de partilha de conhecimento e de experiências, a Presidente da ULS do Baixo Alentejo, Margarida da Silveira e a Vogal Executiva do Cento Hospitalar de Leiria, Alexandra Borges, fizeram o balanço da desmaterialização da receita nas instituições que dirigem. Focado nos objetivos estratégicos e nas grandes metas, o Presidente da SPMS, Henrique Martins, fez o ponto de situação do projeto, evidenciando a necessidade de consolidar o projeto em todas as entidades do SNS e do privado.

A sessão ficou marcada pela assinatura de protocolos com entidades privadas, cujo objetivo é operacionalizar o processo de prescrição eletrónica desmaterializada. Médicos e entidades foram estimulados a aderir à Receita Sem Papel.

O Conselho de Administração da SPMS entregou um prémio ao médico e à entidade que mais receitas sem papel prescreveu. Manuel Martins, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, foi o médico contemplado e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, foi a entidade distinguida.

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

Receita Sem Papel – Caso de sucesso

21 Dezembro, 2018

A “Receita Sem Papel” é um dos casos de sucesso no panorama nacional. Distinguida com o Prémio Inovação NOS, foi considerada a solução mais inovadora em 2016. Veio substituir gradualmente a receita em papel, afirmando-se primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado.

receita-sem-papel-95Noticia

SPMS promove “SNS Sem Papel” no CHPL

26 Setembro, 2018

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela transformação digital na Saúde, promoveu, dia 25 de setembro, uma sessão para profissionais de saúde no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

Banner_generico_spms_opcaoB