Notícias

IQVIA Client Forum 2022 com participação da SPMS

18 Outubro, 2022

A SPMS participou no evento IQVIA Client Forum 2022, no painel de debate subordinado ao  tema “Contributo do European Health Data Space para a sustentabilidade na saúde”, que decorreu nesta terça-feira, dia 18 de outubro, em Cascais.

Em representação da SPMS, Pedro Marques, coordenador da Unidade Advanced Analytics & Intelligence, participou na discussão que contou com representantes de diversas entidades ligadas ao setor da saúde.

O coordenador da SPMS salientou como o regulamento European Health Data Space, ainda em discussão, poderá ser importante no que diz respeito ao acesso a dados de saúde para uso secundário e da centralidade que coloca nos utentes ao permitir que autorizem a cedência dos seus dados para esta finalidade.

Ao longo do debate, Pedro Marques falou de alguns dos projetos que a SPMS está a desenvolver, nomeadamente do repositório central de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT´s), do registo de saúde eletrónico, em que se pretende que os dados do utente o acompanhem ao longo da sua vida, independentemente das instituições de saúde a que recorra, quer sejam dos setores privado, público ou social, e de um repositório de dados de saúde que possa ser a porta de entrada para os pedidos de acesso a dados para uso secundário. 

Moderado por Margarida Borges, o debate constituiu uma oportunidade de partilha de diferentes visões sobre um tema relevante e atual centrado nos dados em saúde. A IQVIA fornece soluções que permitam a empresas de ciência da saúde inovar com confiança, maximizar as suas oportunidades e impulsionar os resultados de saúde humana.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.