Notícias

Apresentação da app STAYAWAY COVID

2 Setembro, 2020

A cerimónia de apresentação da app STAYAWAY COVID teve lugar nesta terça-feira, no auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Contou com as participações do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, e José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) também participaram na apresentação oficial da nova aplicação de rastreamento de contactos.

Disponível para download em iOS e Android, pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19. Quando a app é instalada, os telemóveis reconhecem-se e enviam mensagens, informando da proximidade de uma pessoa que tenha sido infetada nos 14 dias anteriores, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Na sessão de abertura, a Ministra da Saúde sublinhou que descarregar a app é um “exercício de responsabilidade, um exercício individual e de solidariedade”. Apelou a quem “receba o alerta de exposição, tenha a tranquilidade suficiente para fazer os contactos telefónicos necessários, nomeadamente, com o SNS24 e, também com a tranquilidade necessária, aguardar depois o encaminhamento do sistema de saúde.”

“Assinalamos hoje, a capacidade da ciência, a capacidade científica do país, das nossas escolas e do melhor que há nelas, de desafiarem a Saúde”, reiterou Marta Temido, referindo-se à aplicação como um “instrumento que será muito útil nestes tempos que começamos agora a criar, que são tempos em que vamos ter o desafio do regresso às aulas, do regresso à normalidade possível.”

Manuel Heitor dirigiu uma palavra especial à equipa do INESC TEC, às empresas que se associaram para garantir as condições de desenvolvimento e de cibersegurança da aplicação, à Direção-Geral da Saúde (DGS) e à SPMS. O apelo ao uso da app foi constante.  

Sob o tema “Trace COVID-19 e a Geração de Códigos”, Luís Goes Pinheiro apresentou a ferramenta absolutamente crucial durante a pandemia, Trace COVID-19, criada a 26 de março, disponível para os profissionais de saúde, nos hospitais do SNS, hospitais do setor privado e nos centros de saúde. “É nesta ferramenta que os médicos poderão gerar os códigos que são fundamentais para tornar efetivo o funcionamento da app STAYAWAY COVID”, explicou.

António Costa encerrou a cerimónia, juntando-se ao apelo para que “todos descarreguem esta aplicação, todos informem os outros no caso de virem a estar contaminados e agradeço a todos os que estejam contaminados que nos informem que o foram”, frisando que “só assim conseguimos interromper o mais rapidamente possível essa cadeia de contaminação.”

A segurança foi um aspeto destacado na intervenção: “Se resolver assustar todas as pessoas que estiveram comigo e dizer que estou infetado não o posso fazer. Só posso dar o alerta se o médico que detetou que eu estou positivo me der um código e só com esse código é que posso inserir (na aplicação). Não haverá falsos alertas e isto é também muito importante.” Se receber um alerta não significa que a pessoa esteja infetada, como realçou o Primeiro-Ministro, deve ligar, sim, para a linha SNS24 e seguir as recomendações.

STAYAWAY COVID é uma ferramenta complementar no combate à pandemia. É voluntária, gratuita, anónima e conta com a participação ativa e cívica dos cidadãos.  

Covid-19 | App STAYAWAY COVID

12 Outubro, 2020

O Presidente da SPMS informou hoje, dia 12 de outubro, que a aplicação (app) de rastreio StayAway Covid, que já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, vai ser agilizada.

stawaycovid

STAYAWAY COVID com mais de 1 milhão de downloads

20 Setembro, 2020

A aplicação de rastreio StayAway Covid já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, estando contabilizado, à data de 20 de setembro, um total de 1.030.824 downloads.

stayway covid

STAYAWAY COVID gerou 20 contactos para o SNS 24

9 Setembro, 2020

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 ) já atendeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação (app) móvel StayAway Covid de terem estado em contacto com alguém infetado.

stawaycovid
Voltar
Voltar para o topo.