Notícias

STAYAWAY COVID gerou 20 contactos para o SNS 24

9 Setembro, 2020

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 ) já atendeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação (app) móvel StayAway Covid de terem estado em contacto com alguém infetado.

A informação foi avançada hoje pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, à agência Lusa. “Houve 20 pessoas que, desde o início do projeto, ligaram ao SNS 24, dizendo que a aplicação os notificou que tinham tido um contacto de risco”, afirmou.

Na última semana, foram também nove os doentes que introduziram na aplicação o código que permite alertar as pessoas com quem estiveram nos 14 dias anteriores. Para Luís Goes Pinheiro, a possibilidade de estabelecer de forma rápida as redes de contágio é a principal vantagem desta ferramenta, desde logo porque permite às pessoas saber se estiveram em contacto com algum doente, informação que, de outra forma, poderiam nunca chegar a receber.

“Nós não sabemos quem são as pessoas que vão connosco num transporte público, que estiveram connosco num supermercado ou com quem nos cruzamos no dia-a-dia”, explicou.

Por outro lado, Luís Goes Pinheiro considera que a app StayAway Covid não deve ser vista como um fator adicional de ansiedade, mas antes o contrário. “As pessoas não têm que ficar ansiosas por usar uma ferramenta que serve para as ajudar, informando-as de que foram um contacto, e para lhes permitir que possam ajudar os outros”, sublinhou, considerando que a aplicação deve ser vista antes como um complemento importante.

Ao final da manhã desta quarta-feira, a StayAway Covid já tinha sido descarregada em 684.795 telemóveis, um número que para o responsável da SPMS reflete uma positiva tendência de crescimento.

A app Stayaway Covid pode ser descarregada a partir da App Store e da Google Play.

stawaycovid

Covid-19 | App STAYAWAY COVID

12 Outubro, 2020

O Presidente da SPMS informou hoje, dia 12 de outubro, que a aplicação (app) de rastreio StayAway Covid, que já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, vai ser agilizada.

stawaycovid

STAYAWAY COVID com mais de 1 milhão de downloads

20 Setembro, 2020

A aplicação de rastreio StayAway Covid já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, estando contabilizado, à data de 20 de setembro, um total de 1.030.824 downloads.

stayway covid

Portugueses aderem à STAYAWAY COVID

4 Setembro, 2020

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, reiterou a “necessidade e utilidade da adesão” à aplicação móvel Stayaway Covid, na conferência de imprensa de hoje sobre o balanço da pandemia em Portugal.

stayway covid
Voltar
Voltar para o topo.