Notícias

App StayAway Covid

5 Agosto, 2020

Na conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica em Portugal, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, acompanhada pelo Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, e pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, adiantou hoje que está para muito breve o início da utilização da aplicação para telemóveis de rastreamento de contactos. Trata-se da app StayAwayCovid, cujo regime foi promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 4 de agosto.

«Com a consciência da sua potencial utilidade no contexto de pandemia, garantidas que estão as imprescindíveis condições de respeito pela proteção de dados dos utilizadores e acauteladas as recomendações da Comissão Nacional de Proteção de Dados, Portugal poderá agora aderir também a este tipo de instrumento», observou a governante, acrescentando que este novo passo tecnológico representa «mais uma etapa no caminho de inovação», mas também um «caminho de resiliência e determinação com que temos encontrado as soluções para a resposta à pandemia».

Na sua intervenção, para esclarecimentos e ponto de situação da aplicação de rastreamento, o Presidente da SPMS explicou que a APP StayAwayCovid é «uma aplicação para telemóvel que se pretenderá que possa ser usada por todos aqueles que queiram ser informados da ocorrência de um contacto próximo a alguém a quem tenha sido diagnosticada a doença da Covid-19».

Para esse efeito, observou, «quando a app estiver disponível para todos os residentes em Portugal é fundamental que descarreguem a aplicação, que a mantenham ligada, que a usem no dia-a-dia e que, caso venha a ser diagnosticada Covid-19, na sequência de teste realizado para esse efeito, solicitem ao seu médico que lhes forneçam o código para inserir na aplicação». 

Após a inserção desse código na aplicação, a própria app «tratará de comunicar a todos aqueles que nos dias anteriores tiveram contacto de proximidade (um contacto inferior a dois metros durante mais de 15 minutos)». A informação sobre os contactos será guardada apenas durante 14 dias. Após esse período, a informação será eliminada, garantindo assim «o máximo secretismo» e que «não há dados pessoais guardados para lá da sua necessidade». 

Ao longo da sua intervenção, o Presidente da SPMS observou que a aplicação se encontra ainda disponível para testes para plataformas com sistema operativo android. «Após os testes finais, estaremos em condições de disponibilizar esta app a todos os residentes em Portugal», assegurou o responsável, sublinhado que a app é mais um instrumento posto ao serviço do combate à pandemia.

Covid-19 | App STAYAWAY COVID

12 Outubro, 2020

O Presidente da SPMS informou hoje, dia 12 de outubro, que a aplicação (app) de rastreio StayAway Covid, que já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, vai ser agilizada.

stawaycovid

STAYAWAY COVID com mais de 1 milhão de downloads

20 Setembro, 2020

A aplicação de rastreio StayAway Covid já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, estando contabilizado, à data de 20 de setembro, um total de 1.030.824 downloads.

stayway covid

STAYAWAY COVID gerou 20 contactos para o SNS 24

9 Setembro, 2020

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 ) já atendeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação (app) móvel StayAway Covid de terem estado em contacto com alguém infetado.

stawaycovid
Voltar
Voltar para o topo.