Notícias

Site SNS 24 – Indicadores estatísticos do 1º quadrimestre de 2020

5 Maio, 2020

O site do SNS 24 disponibiliza vários serviços online do Serviço Nacional de Saúde e agrega conteúdos sobre diferentes temas da saúde pública, incluindo guias informativos. Inserido no processo de transformação digital da Saúde, assume-se como um paradigma comunicacional e diferenciador na relação com o cidadão tendo, durante a pandemia por COVID-19, implementado novas funcionalidades com o objetivo de melhorar o apoio aos cidadãos.

Assim, nos primeiros quatro meses de 2020, o número de utilizadores do site ultrapassou os 3,5 milhões de utilizadores, representando um crescimento superior a 50% em relação ao período homólogo do ano de 2019.

Os indicadores mostram ainda que, durante o mesmo quadrimestre, registaram-se mais de 9 milhões de visualizações de página e cerca de 5 milhões de sessões, o que traduz um aumento exponencial na procura pelos serviços do site do SNS 24. Os cidadãos mantêm a sua preferência pelo acesso via mobile (70%), seguindo-se por desktop (28%) e tablet (2%). Estes números sustentam a ideação do site do SNS 24 ser mobile first, ou seja, um projeto onde o foco de desenvolvimento foi direcionado para os dispositivos móveis.

Relativamente às funcionalidades, destaca-se o “Avaliar sintomas” como um exemplo paradigmático de um serviço útil, que acrescenta valor e otimiza a triagem, ao apoiar o cidadão a obter informações adequadas ao seu problema de saúde não emergente. Nos primeiros quatro meses de 2020, esta funcionalidade, com vários algoritmos disponíveis (associados a diferentes problemas de saúde), foi utilizada mais de 1 milhão e 700 mil vezes, tendo o algoritmo COVID-19 registado mais de 460 mil utilizações.

Rápido, intuitivo e acessível, o site SNS 24 é um agregador de conteúdos diferenciadores sobre saúde, com informação rigorosa, fidedigna e funcionalidades inovadoras. Atendendo à atual situação de pandemia, as páginas sobre a COVID-19 assumem especial destaque no site, promovendo também um aumento significativo na pesquisa às outras temáticas

A atualização dos conteúdos é contínua, através da publicação de novos temas, guias, alertas, avisos e serviços, em articulação com as autoridades de saúde e diversos parceiros institucionais. Atualmente, estão disponibilizados mais de 160 conteúdos diferentes.

De facto, todos os indicadores mostram a procura crescente dos portugueses ao site do SNS 24, uma ferramenta digital que pretende criar uma experiência de utilização positiva, útil, resolutiva e facilitadora no percurso do utente pelo Serviço Nacional de Saúde.

Sob a coordenação da SPMS, EPE, o site resultou de uma auscultação a diferentes stakeholders da saúde e Administração Pública e encontra-se em constante evolução para melhor servir os cidadãos. Consulte www.sns24.gov.pt.

Mulher num laptop a aceder ao site SNS 24

SNS 24 assinala 3 anos de atendimento em Língua Gestual Portuguesa

21 Abril, 2023

A plataforma de videochamada de atendimento do SNS 24 às pessoas surdas assinala o seu 3º aniversário. Inserida no portal SNS 24, tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos ao estabelecer o contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

SNS 24 assinala 2 anos de atendimento às pessoas surdas

21 Abril, 2022

Lançada na pandemia, a plataforma de atendimento aos cidadãos surdos entrou em funcionamento a 21 de abril de 2020. Ao longo de dois anos de atividade, o serviço tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta a uma necessidade das pessoas surdas.

videochamadacidadaãossurdos
Voltar
Voltar para o topo.