Notícias

SNS 24 assinala 2 anos de atendimento às pessoas surdas

21 Abril, 2022

Lançada na pandemia, a plataforma de atendimento aos cidadãos surdos entrou em funcionamento a 21 de abril de 2020. Ao longo de dois anos de atividade, o serviço tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta a uma necessidade das pessoas surdas.

Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Além de garantir o acesso à linha SNS 24, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Promotor da inclusão e da equidade, o serviço prestado segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, e agora também aos Serviços Informativos e Administrativos, ambos acessíveis pelo computador ou através do telemóvel. Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Os Serviços Informativos e Administrativos possibilitam aceder a um variado conjunto de informações e apoios, por exemplo, na marcação de consultas online nos cuidados de saúde primários, na submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações. Estão disponíveis todos os dias, das 8h00 às 22h00.

A procura pela plataforma de atendimento por videochamada tem apresentado um crescimento gradual e já foram efetuadas cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Inicialmente, o serviço resultou de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos, tendo sido, posteriormente, integrado no contrato de serviços da Linha SNS 24.

videochamadacidadaãossurdos

SNS 24 é finalista dos “Prémios Marketeer 2023” em Saúde

12 Maio, 2023

A SPMS é finalista com a marca SNS 24 na categoria “Saúde” dos Prémios Marketeer 2023. É, mais uma vez, uma das marcas portuguesas nomeadas para os Prémios Marketeer. A 15ª edição mantém o objetivo de premiar o que de melhor se faz nas áreas do Marketing, Publicidade e Comunicação em Portugal. Conta com mais […]

Imagem_Noticia premios marketeer 2023

Autodeclaração de doença já é possível através do SNS 24

2 Maio, 2023

A autodeclaração de doença (ADD) pode ser pedida por qualquer trabalhador com idade igual ou superior a 16 anos, desde ontem, dia 1 de maio, no SNS 24. O trabalhador que se encontre doente pode pedir a ADD na área pessoal do Portal do SNS 24 e na App SNS 24. Na impossibilidade de emissão […]

SNS 24 assinala 3 anos de atendimento em Língua Gestual Portuguesa

21 Abril, 2023

A plataforma de videochamada de atendimento do SNS 24 às pessoas surdas assinala o seu 3º aniversário. Inserida no portal SNS 24, tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos ao estabelecer o contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.