Notícias

SNS 24 assinala 2 anos de atendimento às pessoas surdas

21 Abril, 2022

Lançada na pandemia, a plataforma de atendimento aos cidadãos surdos entrou em funcionamento a 21 de abril de 2020. Ao longo de dois anos de atividade, o serviço tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta a uma necessidade das pessoas surdas.

Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Além de garantir o acesso à linha SNS 24, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Promotor da inclusão e da equidade, o serviço prestado segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, e agora também aos Serviços Informativos e Administrativos, ambos acessíveis pelo computador ou através do telemóvel. Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Os Serviços Informativos e Administrativos possibilitam aceder a um variado conjunto de informações e apoios, por exemplo, na marcação de consultas online nos cuidados de saúde primários, na submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações. Estão disponíveis todos os dias, das 8h00 às 22h00.

A procura pela plataforma de atendimento por videochamada tem apresentado um crescimento gradual e já foram efetuadas cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Inicialmente, o serviço resultou de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos, tendo sido, posteriormente, integrado no contrato de serviços da Linha SNS 24.

videochamadacidadaãossurdos

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.