Notícias

Governo lança site e app sobre medidas de prevenção e contenção do COVID-19

19 Março, 2020

O site covid19estamoson.gov.pt/ foi lançado pelo Governo com o objetivo de reunir numa única plataforma todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. Em breve, será lançada uma app disponibilizando o mesmo conteúdo, que estará em permanente atualização, de forma a garantir que a informação chega aos mais diferentes públicos.

Este site pretende ser “um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, bem como a documentação necessária para a efetivação dos seus direitos”, lê-se no comunicado do Governo, salientando que “cidadãos, escolas, serviços públicos e empresas poderão ter os instrumentos necessários para prosseguir as suas atividades da forma mais eficiente possível tendo em conta a excecionalidade do momento que atravessamos”.

A iniciativa permite disponibilizar um novo site e um conjunto de ferramentas tecnológicas – em parceria com quatro das principais empresas do setor (AWS, CISCO, Google e Microsoft) e operadores de telecomunicações (Altice, NOS, Vodafone e APRITEL) – que possibilitam a operacionalização do regime de teletrabalho. É disponibilizando, também, um conjunto de tutoriais de boas práticas para a sua utilização.

Nesta plataforma, o utilizador pode também ficar a conhecer a melhor forma de recorrer aos serviços públicos sem ter de se deslocar.

O site disponibiliza, ainda, uma área de perguntas e respostas (FAQ), que será atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e o INFARMED.

Além destas informações, o site apresenta estatísticas, legislação, contactos de emergência, documentação necessária (formulários) para ativar direitos, entre outras informações.

As duas ferramentas foram construídas com o apoio da VOST Portugal e da ESRI Portugal.

COVID-19 | Estamos on

Temas

estamos on

Debate | “Uso massivo da tecnologia é o grande legado da pandemia”

20 Janeiro, 2023

“Estamos hoje, e isso é absolutamente indiscutível, francamente mais bem preparados para lidar com uma pandemia do que estávamos há três anos. Agora a verdade é que também todos esperamos que não seja uma realidade muito próxima”, salientou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, no debate promovido pela SIC Notícias, tendo por base um recente estudo realizado em exclusivo pelo Jornal Expresso sobre a pandemia.

Covid-19 | Reporte de autotestes ao SNS 24

13 Abril, 2021

Até ao final do dia de ontem, o SNS 24 registou 130 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo. Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR).

banner sns24 auto testes
Voltar
Voltar para o topo.