Notícias

Consulta Pública Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde

11 Outubro, 2019

A Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 (ENESIS) abrangeu o período 2017-2019. Foi a primeira estratégia desta natureza adotada e publicada por um Governo e, durante estes três anos, foi possível iniciar um pensamento e uma ação estratégica comum sobre o Ecossistema de Informação de Saúde (eSIS).

A nova Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação da Saúde, pensada para o triénio de 2020 a 2022, foi elaborada pela SPMS, E.P.E., em colaboração com um conjunto de parceiros institucionais e individuais, internos e externos ao Ministério da Saúde.

A ENESIS 20-22, plasmada no documento ENESIS 2022 , integra um referencial de boas práticas para um sistema de saúde mais digital, sustentável e centrado no cidadão. O documento estabelece a visão, os objetivos, os eixos estratégicos e as respetivas medidas, que sustentam a articulação das iniciativas e projetos dos diferentes intervenientes do Ecossistema de Informação de Saúde.

A ENESIS 20-22 tem por base os seguintes objetivos:

  • Suportar o sistema de saúde e a prestação de cuidados na melhoria de saúde da população;
  • Melhorar a experiência do cidadão no seu percurso de vida e no contacto com o sistema de saúde;
  • Maximizar as condições de trabalho dos profissionais de saúde;
  • Aumentar a eficiência das organizações de saúde e a salvaguarda do acesso a serviços de saúde de qualidade e à gestão eficaz dos recursos.

Este documento, na Versão Preliminar agora apresentada, deverá ser melhorado com base na recolha de ideias, críticas e sugestões, no âmbito do período de consulta pública que agora se inicia.

A finalidade desta consulta pública é alargar a participação aos diferentes stakeholders, integrando as perspetivas dos cidadãos, profissionais TIC, profissionais de Saúde, líderes e gestores de Instituições Prestadoras de Cuidados de Saúde, Organizações de Saúde e fornecedores de eHealth, para a consolidação de uma visão comum e a definição de objetivos e medidas em que todos se revejam.

A participação está aberta a todos os interessados que apresentem ideias, opiniões e contributos, por escrito, até ao dia 13 de dezembro de 2019.

Ajude-nos a fazer a diferença participando nesta Consulta Pública.

For English version follow the link.

ENESIS 2022 nova data banner

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.