Área do Cidadão disponibiliza baixas médicas

9 Outubro, 2019

Agora, já é possível o cidadão aceder à sua baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família. No Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS pode consultar, guardar e enviar por e-mail, para o seu local de trabalho, a baixa, ou Certificado de Incapacidade Temporária (CIT). Posteriormente, o documento original deverá ser entregue na entidade empregadora.

Disponível desde o dia 1 de outubro, esta nova funcionalidade permite, também, que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas.

No contexto da simplificação de processos na área da Saúde, o acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras, entre outros.

Possibilitar a cada utente fazer a gestão da sua informação de saúde, recolhida nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde são vantagens da Área do Cidadão do Portal SNS, inserida no Registo de Saúde Eletrónico.

Desenvolvida pela SPMS, foi o primeiro serviço da Administração Pública a ficar protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Com mais de 2,2 milhões de utilizadores, a Área do Cidadão agiliza procedimentos e promove a literacia em Saúde. Até ao final do ano, disponibilizará novas funcionalidades, sempre com o objetivo de melhorar e simplificar a vida dos portugueses. www.sns.gov.pt.

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento

RSE SIGA – Primeiro webinar nacional

30 Dezembro, 2020

A SPMS realizou o primeiro webinar nacional no âmbito da ativação do RSE SIGA - Sistema Integrado de Gestão de Acesso, no passado dia 23 de dezembro. A sessão contou com a participação de 519 profissionais de 40 organismos do SNS, entre os quais as Administrações Regionais de Saúde, hospitais e centros de saúde.

SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.