SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

O processo arrancou em 4 instituições (CHUC, ULSNE, CHBV e ULSAM) e esta disponibilização das notas de alta envolve a comunicação e orquestração de mensagens HL7 entre SClínico Hospitalar, LIGHt, PNB e RSE, seguindo a norma técnica publicada a 4 de setembro de 2019.

No contexto de um SNS ligado entre si e com o cidadão, através do RSE, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, de partilha de informação clínica com o cidadão e a transparência surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta médica e de enfermagem, bem como as notas de transferência das unidades de cuidados intensivos, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013 e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e os cuidados de saúde primários.

O processo de disponibilização das notas de alta está em fase de expansão às restantes instituições até ao final de fevereiro. Deste modo, fica facilitado o acesso à partilha de informação de registo clínico das instituições com SClínico Hospitalar.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento