Notícias

SPMS recebe apoio da FCT para projetos de Ciência dos Dados e IA

6 Agosto, 2019

A SPMS, através do Centro Nacional de TeleSaúde e do Centro de Contacto do SNS – SNS 24, participa em dois projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Os resultados da candidatura ao concurso público, que decorreu entre março e abril, foram divulgados ontem, dia 05 de agosto. Prevê-se o arranque de SNS24 Scout.AI e FrailCare.AI para 01 de janeiro de 2020.

O SNS24 Scout.AI, desenvolvido em parceria com o Centro de Matemática e Aplicações da Universidade de Évora, visa a aplicação de metodologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural no âmbito do serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24.

Elaborado em parceria com a NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, o FrailCare.AI integra-se num serviço do SNS 24. Pretende desenvolver um modelo preditivo e personalizado de intervenção em telessaúde junto dos idosos portugueses com fragilidade e, também, desenvolver um método automatizado de monitorização contínua para aferir os resultados do serviço.

Estes projetos assumem como objetivo principal promover o conhecimento científico a partir da análise de grandes quantidades de dados, disponíveis na Administração Pública, para melhorar significativamente a prestação de serviços aos cidadãos e auxiliar processos de decisão, de forma a que estes sejam cada vez mais baseados num conhecimento profundo da realidade.

No âmbito da Inteligência Artificial, a SPMS tem outros projetos em curso no setor da Saúde, em parceria com a FCT e a Fundação Calouste Gulbenkian.

SNS24 Scout.AI e FrailCare.AI inserem-se nos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública, no âmbito do Programa promovido pela FCT através de concursos públicos, enquadrando-se na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 (designadamente no Eixo 5 – Investigação), que envolve uma dotação global de 10 milhões de euros.

Sendo a entidade responsável pelos sistemas de informação e processo de transformação digital no Ministério da Saúde, a participação da SPMS nesta iniciativa é extremamente relevante.

imagem cérebro tecnológico

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

RULEBOOK_NOTICIA-01

SAD em Inteligência Artificial alcança 11 agentes económicos qualificados

6 Fevereiro, 2020

A SPMS qualificou, no dia 6 de fevereiro, mais um candidato no âmbito dos lotes 43 a 52 do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial. Este candidato passa a integrar o leque de fornecedores qualificados, totalizando até ao momento, 11 agentes económicos já qualificados.

inteligência artificial

SPMS participa em debate inovador sobre a Reutilização de Dados de Saúde

24 Janeiro, 2020

O debate “(Re)utilização de dados em investigação e inovação em saúde”, que decorre hoje, dia 24 de janeiro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), conta com a presença da SPMS. Na iniciativa, inédita a nível nacional, estão presentes vários especialistas em Big Data e os principais decisores em Saúde nacionais e europeus.

Voltar
Voltar para o topo.