SPMS no “1st eHAction Interoperability Workshop for Hospital CΙOs and CΕOs”

11 Julho, 2019

A SPMS participou ativamente no 1st eHAction Interoperability Workshop for Hospital CΙOs and CΕOs, que terminou hoje, 11 de julho, na Grécia.

Enquanto entidade coordenadora do projeto europeu eHaction, a SPMS foi representada por uma comitiva liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins, que é também co-chair da eHealth Network.

O 1st eHAction Interoperability Workshop for Hospital CΙOs and CΕOs trata-se de um encontro científico com o objetivo de promover a reflexão sobre as abordagens na resolução de questões de interoperabilidade e o debate sobre os desafios da cibersegurança nas organizações de cuidados de saúde.

O primeiro dia do encontro, a 10 de julho, contou com a participação de vários representantes e responsáveis (CΙOs and CΕOs) de instituições hospitalares europeias, universidades, entidades competentes na área do eHealth e entidades europeias como a DG CONNECT e ENISA. José Verá, diretor dos Sistemas de Informação do Grupo José de Mello Saúde, também marcou presença.

O painel de oradores foi constituído por vários peritos nos diversos domínios, quer do ponto de vista legal e organizacional, quer técnico e operacional e, a nível de trabalho, organizaram-se grupos de discussão e partilha de ideias e conhecimento, criando uma dinâmica interativa entre todos.

O alinhamento dos próximos passos na definição de um guia prático e operacional na área da interoperabilidade para hospitais e na área da ciberseguranca foi o tema central da agenda do segundo dia.

Neste encontro, a SPMS partilhou o trabalho multidisciplinar que tem vindo a desenvolver com diversas organizações, perfis, backgrounds e know-how com peritos de diversas nacionalidades europeias e da área do eHealth que, pela primeira vez, se reuniram com o único objetivo de melhorar a prestação de cuidados a nível local.

Portugal, através da SPMS, é responsável pela coordenação e disseminação do projeto eHAction. A eHealth Network é uma rede voluntária composta pelas autoridades nacionais dos Estados-Membros responsáveis pelo eHealth, na qual Portugal é co-chair, tendo como finalidade estabelecer cuidados de saúde seguros e eficientes através de boas práticas partilhadas entre os Estados-Membros.

ehaction workshop

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS

SPMS assinala 2 anos na coordenação da eHAction

28 Julho, 2020

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, assinala dois anos de atividade e desenvolvimento estratégico na área da saúde digital.