Notícias

eHAction assinala 1 ano de desenvolvimento na Saúde Digital

30 Julho, 2019

A SPMS, EPE é a entidade coordenadora da eHAction, que assinala um ano de atividade e desenvolvimento na área da Saúde Digital.

A eHAction é uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, empenhada em proporcionar benefícios económicos e sociais sustentáveis ​​para os sistemas e serviços europeus de saúde, sendo cofinanciada pelo 3º Programa Saúde da União Europeia – 2018/2021.

Neste primeiro ano da eHAction, destaca-se o trabalho já desenvolvido que se tem focado em capacitar as pessoas para a participação ativa nos respetivos processos e cuidados de saúde, habilitando-as a aceder e controlar os seus dados de saúde; inovar os processos de utilização de dados de saúde; reforçar a continuidade dos cuidados e a implementação das Diretrizes de Interoperabilidade nos Cuidados de Saúde, com vista à introdução dos melhores princípios, por forma a garantir a sustentabilidade e continuidade da Saúde Digital após 2021.

Ao longo do primeiro ano, e em mais de 13.000 horas de trabalho, produziram-se diversos documentos ​​para entrega à eHealth Network (Rede de Saúde Digital dos Estados-Membros), realizaram-se 18 reuniões dos conselhos de direção e liderança e promoveram-se 15 workshops específicos para partilha de conhecimento, desenvolvimentos e discussão de ideias em áreas focais distintas.

A nível de resultados, destacam-se os mais importantes, como o desenvolvimento de diversos relatórios e diretrizes, nomeadamente: Quadro político para a capacitação do paciente; relatório sobre casos de utilização transfronteiriços; relatório sobre competências digitais para profissionais; melhores práticas de proteção de dados, entre outros.

Quer os cidadãos, quer os profissionais de saúde beneficiam claramente com os resultados da eHAction, tornando-se mais aptos a utilizar aplicações de saúde, saúde móvel e telessaúde de forma segura e devidamente informados, aumentando a sua literacia e competências em saúde digital, bem como poupar tempo através de processos simplificados e automatizados.

O principal objetivo da eHAction é alcançar níveis elevados de confiança e segurança, reforçando a continuidade dos cuidados e garantindo o acesso a cuidados de saúde seguros e de alta qualidade, com base em aplicações interoperáveis.

 “Estas implementações estratégicas destacam a importância da Saúde Digital como um serviço para a saúde pública e para o acesso transfronteiriço e, consequentemente, para obter uma ampla aceitação por parte dos cidadãos”, declaração de Henrique Martins – Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Coordenador da eHAction e Co-Presidente da eHealth Network.

Até ao momento, a eHAction chega aos cidadãos através das redes sociais, registando níveis de interação elevados no Facebook e no Twitter.

Para mais informações, visite: eHAction Website ; eHAction Facebook

Temas

foto de grupo ehaction

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS

SPMS assinala 2 anos na coordenação da eHAction

28 Julho, 2020

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, assinala dois anos de atividade e desenvolvimento estratégico na área da saúde digital.

Voltar
Voltar para o topo.