Hospital de Barcelos integra sistema informático no RNU

7 Maio, 2019

A SPMS, EPE instalou ontem, dia 06 de maio, a “Atualização de Dados do Utente via RNU” no Hospital Santa Maria Maior de Barcelos, tendo como objetivo a integração da base de dados dos doentes, desta instituição, no Registo Nacional de Utentes (RNU). Constituindo a base de dados nacional de identificação dos utentes do SNS, o RNU é um dos pilares do sistema de informação da saúde.

É fundamental que os dados do utente sejam fidedignos, quer nas unidades de cuidados de saúde primários, quer nos hospitais.  A atualização automática no sistema local (SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar) vai assegurar que, no hospital, os dados do utente correspondam, sempre, à informação registada no RNU. Assim, é possível realizar uma gestão de agendamento de consultas e/ou cirurgias mais otmizada, segura e coerente.

O Hospital Santa Maria Maior de Barcelos é a segunda instituição a implementar esta integração, depois de já ter sido feita, também com sucesso, na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Maior e melhor qualidade nas comunicações entre o SNS e o utente, aumentando os ganhos de eficiência e eficácia para o sistema de saúde em Portugal, representam as grandes mais-valias deste projeto. No decorrer do mês de maio, irá avançar em todas as instituições hospitalares.

banner genérico SPMS

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.