Notícias

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

6 Julho, 2023

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

Tratou-se de uma operação complexa, por este ser o primeiro centro hospitalar com implementação do SONHO V2 e SClínico no DataCenter central nas instalações da SPMS.  

Projeto de grande dimensão, a mudança e instalação de vários sistemas informáticos foi assegurada pela SPMS, tendo sido consideradas diferentes vertentes, desde a migração de dados, testes, formação dos profissionais administrativos, integração com os diferentes sistemas de informação, à renovação de postos de trabalho.

A atualização permite uma evolução tecnológica dos sistemas de informação do SNS e melhores condições de trabalho dos profissionais. Por outro lado, garante maior fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

Simultaneamente, iniciou-se a configuração do SClínico para que, ainda este ano, passem a ser utilizados todos os módulos deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, utilizado por médicos, enfermeiros e vários técnicos de saúde. Com esta transformação, o CHEDV ficará capacitado para utilizar todo o potencial do SClínico.

Na gestão desta mudança, a SPMS contou sempre com o apoio do Conselho de Administração do CHEDV. Até à conclusão do processo, as equipas da SPMS trabalharam local e remotamente, de forma ininterrupta, e a migração para o SONHO V2 só foi possível graças ao trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas e pelo envolvimento de vários recursos humanos das duas organizações. 

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SPMS torna renovação da medicação para doenças crónicas mais ágil

25 Outubro, 2023

A partir desta quarta-feira, dia 25 de outubro, já é possível a renovação de medicação para doenças crónicas nas farmácias. Este é um novo serviço que permite aos utentes com doenças crónicas ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, deixarem de precisar de renovar as receitas no centro de saúde, durante […]

Centro Hospitalar do Oeste instala SONHO V2

6 Julho, 2023

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realizou a migração do SONHO V1 para SONHO V2, sistema de suporte ao serviço administrativo, clínico e integrações. Foi um processo bem-sucedido de evolução tecnológica, que ficou concluído no dia 1 de julho.

Voltar
Voltar para o topo.