Notícias

Centro Hospitalar do Oeste instala SONHO V2

6 Julho, 2023

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realizou a migração do SONHO V1 para SONHO V2, sistema de suporte ao serviço administrativo, clínico e integrações. Foi um processo bem-sucedido de evolução tecnológica, que ficou concluído no dia 1 de julho.

O CHO é o primeiro hospital com SClínico centralizado, ou seja, com utilização de todos os módulos deste sistema de cuidados de saúde, destinado a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. E é o segundo, depois do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com centralização do SONHO V2 e SClínico no DataCenter da SPMS.

Esta evolução tecnológica promove a melhoria das condições de trabalho dos profissionais, bem como a fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se num salto qualitativo na informação constante do processo clínico eletrónico dos doentes.

Para se proceder à migração da versão 1 para a versão 2 do SONHO, sem causar impacto no funcionamento do hospital, cerca de dez equipas da SPMS trabalharam de forma coordenada com as equipas técnicas, administrativas e clínicas do CHO. A nível local, estiveram envolvidas equipas de infraestruturas e de vários sistemas de informação, geridas pela SPMS, e, remotamente, mais de 30 técnicos prestaram suporte contínuo até à conclusão do projeto. A gestão da mudança teve sempre o apoio e acompanhamento do Conselho de Administração do CHO.

Esta implementação foi mais um projeto de grande escala e evolução dos sistemas de informação hospitalares do SNS.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SPMS torna renovação da medicação para doenças crónicas mais ágil

25 Outubro, 2023

A partir desta quarta-feira, dia 25 de outubro, já é possível a renovação de medicação para doenças crónicas nas farmácias. Este é um novo serviço que permite aos utentes com doenças crónicas ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, deixarem de precisar de renovar as receitas no centro de saúde, durante […]

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

6 Julho, 2023

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

Voltar
Voltar para o topo.