Novas integrações no Registo de Saúde Eletrónico

14 Março, 2019

A integração do Registo de Saúde Eletrónico – Área do Profissional (RSE – AP) com os sistemas de instituições de saúde tem contribuído para melhorar o acesso, por parte dos médicos, à informação clínica do utente, essencial para uma prestação de cuidados mais informada, através de indicadores que facilitam o conhecimento, diagnóstico e respetivo tratamento.

A mais recente integração ocorreu na Unidade Local de Saúde do Nordeste Alentejano (ULSNA), com os sistemas de EHR e PACS (como o REMEDI e o RADWorklist), o que tem permitido agilizar o atendimento ao utente e, consequentemente, prestar cuidados de saúde com maior qualidade.

Atualmente, a SPMS, EPE está a desenvolver a integração com a plataforma do INEM e a trabalhar na integração com sistemas do setor privado. O alargamento do RSE – AP aos profissionais de enfermagem do setor privado e social, disponível fora da RIS (Rede Informática da Saúde), está em fase de conclusão do piloto com o grupo Luz Saúde.

O RSE é uma das mais importantes iniciativas do Ministério da Saúde, constituindo um registo passível de ser partilhado entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, públicas e privadas.

banner genérico SPMS

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento

RSE SIGA – Primeiro webinar nacional

30 Dezembro, 2020

A SPMS realizou o primeiro webinar nacional no âmbito da ativação do RSE SIGA - Sistema Integrado de Gestão de Acesso, no passado dia 23 de dezembro. A sessão contou com a participação de 519 profissionais de 40 organismos do SNS, entre os quais as Administrações Regionais de Saúde, hospitais e centros de saúde.

SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.