Notícias

Registo de Saúde Eletrónico – Área do Profissional disponível nos setores privado e social

3 Janeiro, 2020

Importante iniciativa do Ministério da Saúde, o Registo de Saúde Eletrónico (RSE) reúne informação clínica essencial para uma prestação de cuidados mais informada, de forma a constituir um registo passível de ser partilhado entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, quer sejam públicas, quer dos setores privado e social.

O profissional de saúde (médico), dentro do Serviço Nacional de Saúde, setor privado ou social, pode obter informação clínica sobre os seus doentes, através de indicadores que facilitam o conhecimento, diagnóstico e respetivo tratamento, na área reservada do RSE, ou seja, na Área do Profissional acessível em https://servicos.min-saude.pt/profissional/pds/Account/Login .

O profissional de saúde pode visualizar todos os registos efetuados pelo utente na sua Área do Cidadão, bem como os contactos feitos nas diversas instituições de saúde do país, mediante autorização do próprio cidadão na Área do Cidadão.

Para tal, o médico deverá estar inscrito no PRVR e ter uma senha de acesso facultada pela Ordem dos Médicos. Depois, deve identificar o utente, através de Chave Móvel Digital (CMD), ou Cartão do Cidadão + PIN do utente ou SMS token/Código de Autorização, que é remetido para o telemóvel do utente.

Aceder ao RSE é gratuito, fácil e está disponível via SClínico, ou sistema clínico equivalente, e via internet.

A Área do Cidadão também faz parte do Registo de Saúde Eletrónico. É uma plataforma que permite aos utentes consultar o seu boletim de vacinas, as idas às urgências ou a consultas programadas, o acesso a resultados de exames, ou até mesmo as prescrições.

Temas

|

medico aceder rse no laptop

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.