Notícias

I workshop do projeto eHAction debate Electronic Health Record Exchange Format

9 Julho, 2018

No âmbito do projeto europeu “eHAction”, a SPMS, EPE promove o primeiro workshop sobre Electronic Health Record Exchange Format (Registo de Saúde Eletrónico, a nível europeu), que decorre nos dias 09 e 10 de julho, na sua sede em Lisboa.

“Só há uma forma de um workshop correr bem… é a trabalhar!”, referiu Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, no arranque do encontro. Com o intuito de promover a interoperabilidade da troca de dados em saúde, à escala europeia, representantes de mais de 15 Estados-Membros e da Comissão Europeia reúnem-se para debater ideias sobre questões legais, organizacionais, semânticas e técnicas do EHR (Electronic Health Record).

ehr4
ehr5

Inserido no programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, o desenvolvimento do projeto assenta na criação de uma ferramenta com arquitetura neutra, a ser utilizada em toda a Europa, por cidadãos e profissionais, tanto do setor público como do privado.

Durante a sessão, foram apresentadas as expetativas da Comissão Europeia, baseadas em três pilares prioritários: segurança do acesso e da partilha aos dados de saúde por parte do cidadão; melhoria da utilização de dados para a promoção de estudos, prevenção e cuidados personalizados e empoderamento do cidadão através de ferramentas digitais.

Enquanto coordenadora da “eHAction”, a SPMS, EPE vai continuar a promover o debate, que prossegue já amanhã, com foco nos stakeholders e públicos-alvo deste projeto.

ehr1
Temas

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS

SPMS assinala 2 anos na coordenação da eHAction

28 Julho, 2020

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, assinala dois anos de atividade e desenvolvimento estratégico na área da saúde digital.

Voltar
Voltar para o topo.