Notícias

Exames Sem Papel – Especificações Técnicas da Base de Dados Nacional de Requisições em Consulta Pública

8 Novembro, 2017

No âmbito do projeto Exames Sem Papel e da total desmaterialização do circuito de prescrição, prestação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), a SPMS, EPE disponibiliza, para consulta pública, o documento de Especificações Técnicas da Base de Dados Nacional de Requisições.

Esta consulta surge no seguimento do sucesso da partilha de resultados de exames, quer ao cidadão, quer ao profissional de saúde, feitos em estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e visa atuar sobre o atual circuito de MCDT, introduzindo alterações profundas e sistémicas, levando à total desmaterialização, desde a prescrição até à faturação.

Para que as requisições de MCDT, atualmente em vigor, sejam substituídas por uma requisição digital, e para que os diversos prestadores (SNS e convencionados) acedam às requisições de MCDT e validem eletronicamente a prestação dos exames realizados, é fundamental a alteração do paradigma atual, disponibilizando mecanismos para o efeito.

Para atingir este nível de transformação digital, a SPMS, EPE desenvolveu uma componente de serviços centrais, que passará a ser o pilar de interações entre os vários intervenientes neste circuito de desmaterialização de MCDTs no SNS e colocou o documento de Especificações Técnicas da Base de Dados Nacional de Requisições para consulta pública, em https://www.spms.min-saude.pt/product/exames-sem-papel/, no separador Normas e Especificações, até ao próximo dia 15 de novembro.

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.