Notícias

Catálogo Português de Análises de Laboratório disponível em português e inglês

28 Novembro, 2017

O  (CPAL), versão 1.1., está disponível para consulta e download no website do Centro de Terminologias Clínicas (www.ctc.min-saude.pt). O catálogo tem como base os códigos de faturação do SNS.

Esta nova versão do catálogo mantém como base a tabela de faturação de MCDT’s, desdobrada nas análises contidas em cada código, e codificadas  utilizando a terminologia internacional LOINC (Logical Observation Identifiers Names and Codes). O LOINC é um standard internacional utilizado para identificar as observações laboratoriais em medicina, tendo sido desenvolvido em 1994 e mantido pelo Regenstrief Institute, sendo a sua utilização gratuita.

O objetivo do catálogo é uniformizar as designações dos pedidos e resultados laboratoriais, bem como das unidades de expressão dos  resultados, utilizando uma linguagem padronizada e universal, promovendo assim a interoperabilidade semântica e técnica.

O projeto  foi desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na área da Patologia Clínica, com representantes, nomeadamente, da Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos e sob a coordenação da equipa do Centro de Terminologias Clínicas, em estreita parceria com a ACSS (Administração Central dos Sistemas de Saúde).

A Portaria nº 207/2017, no seu artigo 20º, publicado no diário da República nº 132/2017 Série I de 2017-07-11, estabelece recomendações relativas à sua utilização nos Sistemas de Informação em Saúde.

O Centro de Terminologias Clínicas está sob a responsabilidade da SPMS, EPE.

Temas

|

cpal

Exames Sem Papel promovem sessão sobre CPAL

8 Junho, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu uma sessão de apresentação do Catálogo Português de Análises de Laboratório (CPAL), nas suas instalações em Lisboa e no Porto, no passado dia 7 de junho. O CPAL é um projeto desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na área da Patologia Clínica.

Banner_generico_spms_opcaoB

Lançamento do Catálogo Português de Nutrição

20 Novembro, 2017

A área da Nutrição tem vindo a ganhar cada vez maior relevo na Saúde, não só em Portugal, como em todo o mundo. Surgiu, assim, a necessidade de integrar esta área nos Sistemas de Informação da Saúde, através do módulo de Nutrição para o processo clínico eletrónico, tanto a nível dos Cuidados de Saúde Primários, como secundários.

Voltar
Voltar para o topo.