Notícias

Lançamento do Catálogo Português de Nutrição

20 Novembro, 2017

A área da Nutrição tem vindo a ganhar cada vez maior relevo na Saúde, não só em Portugal, como em todo o mundo. Surgiu, assim, a necessidade de integrar esta área nos Sistemas de Informação da Saúde, através do módulo de Nutrição para o processo clínico eletrónico, tanto a nível dos Cuidados de Saúde Primários, como secundários. Esta ferramenta permite um registo da informação pelos nutricionistas e, posteriormente, uma partilha multidisciplinar dessa mesma informação.

Foi neste âmbito que se desenvolveu o Catálogo Português da Nutrição (CPN), resultado de uma colaboração entre a Ordem dos Nutricionistas e o Centro de Terminologias Clínicas, sob a coordenação da SPMS, EPE. Projeto iniciado em 2015, envolveu a elaboração de um catálogo de 275 termos associados a códigos, utilizando uma terminologia clínica internacional, o SNOMED CT  – Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms.

O catálogo está organizado em três grupos: 1) Diagnósticos; 2) Observações/achados e 3) Procedimentos/intervenções.

A utilização de uma linguagem estruturada e padronizada, assente em padrões de interoperabilidade, permite, assim, uma partilha eficaz da informação, de tal forma que o significado da mensagem é exatamente igual entre emissor e recetor.

A utilização de uma terminologia clínica internacional como o SNOMED C permite, ainda, uma recolha e análise padronizada dos dados registados, o que é fundamental para a investigação e realização de estudos, não só nesta área, como na Saúde Pública, entre outras. Possibilita, igualmente, estabelecer estudos comparativos além-fronteiras, dado que a terminologia clínica está amplamente divulgada, e em franca expansão, na Europa, América, Ásia e Austrália.

Portugal, através da SPMS, EPE, pertence, desde 2014, à SNOMED International, a entidade que gere e mantém o SNOMED CT, o que permite a utilização gratuita do catálogo e da terminologia clínica em território nacional.

A partir de hoje, dia 20 de novembro, o catálogo será disponibilizado para consulta e download, no site http://www.ctc.min-saude.pt/, data que antecede a realização do Congresso da Ordem dos Nutricionistas, nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro Cultural de Belém.

Temas

| |

Esclarecimento sobre os sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários

8 Novembro, 2018

A SPMS informa que nos últimos dias ocorreram alguns problemas nos sistemas de informação centrais do Ministério da Saúde que provocaram, em alguns momentos, instabilidade na utilização dos mesmos, condicionando o trabalho dos profissionais e das instituições de saúde sobretudo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.

banner_spms4
Voltar
Voltar para o topo.