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Esclarecimento sobre os sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários

8 Novembro, 2018

A SPMS informa que nos últimos dias ocorreram alguns problemas nos sistemas de informação centrais do Ministério da Saúde que provocaram, em alguns momentos, instabilidade na utilização dos mesmos, condicionando o trabalho dos profissionais e das instituições de saúde sobretudo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários. Estes constrangimentos registaram-se, sobretudo, na prescrição de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, resultante do crescimento exponencial do projeto dos Exames Sem Papel.

Diariamente são prescritos mais de 91 703 Exames. Ontem, apesar dos constrangimentos registados, o número de Receitas Sem Papel emitidas manteve-se e o número dos Exames Sem Papel chegou aos 27% do total nacional. Estes números exigem alterações e melhorias constantes nos sistemas de informação para garantir o crescimento sustentável deste projeto. O acompanhamento no terreno tem sido constante por parte das equipas técnicas, procurando as melhores soluções de modo a reduzir o impacto nas unidades de Cuidados Saúde Primários. A SPMS, em articulação com as Administrações Regionais de Saúde, tem assumido um esforço relevante na implementação de melhorias tecnológicas, fundamental para garantir o bom funcionamento dos sistemas de informação e melhorar a prestação de serviços.

De sublinhar que as redes locais com mais de 15 anos têm sido identificadas como as causas principais em muitos casos de reportes, falha de resposta e velocidade, em vários softwares, que em alguns casos sofrem com a existência de muitos postos de trabalho ainda com versões  Windows XP e Windows 7, sendo conveniente o upgrade das mesmas nas substituições dos CSP pelas Administrações Regionais de Saúde. A SPMS está a trabalhar na evolução, consolidação e melhoria dos sistemas e vai continuar empenhada em antecipar-se aos problemas e procurar as melhores soluções informáticas para profissionais de saúde, garantindo uma estabilização progressiva dos sistemas e, simultaneamente, alcançar uma curva descendente no registo de problemas. 

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23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

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