Notícias

Exames Sem Papel promovem sessão sobre CPAL

8 Junho, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu uma sessão de apresentação do Catálogo Português de Análises de Laboratório (CPAL), nas suas instalações em Lisboa e no Porto, no passado dia 7 de junho. O CPAL é um projeto desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na área da Patologia Clínica.

Decorre do esforço de Informatização que se tem verificado no setor da saúde, tendo como objetivo uniformizar uma linguagem padronizada e universal entre os profissionais de saúde e os sistemas de informação que suportam a sua prática e os seus registos, promovendo assim a interoperabilidade semântica e técnica.

Contando com a presença de representantes de empresas fornecedoras de software, e que já trabalham com a SPMS, nomeadamente: Alert; AppClinic; Confidentia; GlobalSoft; Maxdata; SICAD; Sisbit; Slice; Werfen; Wintouch, a sessão incidiu, essencialmente, na análise dos prazos e nos principais fatores que poderão influenciar a adesão ao projeto e a adaptação dos softwares à desmaterialização.

O CPAL, versão 1.2., está disponível para consulta e download no website do Centro de Terminologias Clínicas www.ctc.min-saude.pt, uma iniciativa da SPMS, com governança tripartida entre ACSS, DGS e SPMS.

Banner_generico_spms_opcaoB

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Voltar
Voltar para o topo.