Notícias

VCI – Funcionalidade de resumo clínico em fase de lançamento

11 Setembro, 2017

A Visão Clínica Integrada (VCI), um projeto integrado no âmbito do SClínico Hospitalar permite a consulta de informação clínica de forma mais intuitiva, rápida e acessível, ajudando a evitar que o profissional tenha de recorrer à abertura de múltiplas janelas.

A versão beta, já instalada em 10 instituições, permite o acesso à informação registada no SClínico Hospitalar através da vista em cronologia, ou em lista de episódios, podendo aceder-se ao detalhe de cada episódio e obter toda a informação de forma completa.

Neste momento, está a ser ultimada a nova funcionalidade de resumo clínico que permitirá ao profissional de saúde aceder a um resumo integrador da informação disponível em diversas fontes e adequado ao contexto em que o cidadão é acolhido.

Assim, num mesmo ecrã será possível o acesso a sinais vitais, alertas e estatísticas de acesso do utente aos cuidados de saúde, nomeadamente histórico de cirurgias, consultas, internamentos e urgências.

Por outro lado, recorrendo à interoperabilidade com outros projetos da SPMS, nomeadamente o RCU2 e o VACINAS, será possível disponibilizar, de forma rápida e na mesma janela, informação proveniente de todo o SNS, sobre diagnósticos, alergias e medicação crónica do utente, bem como o estado do plano de vacinação do utente.

Desta forma, a VCI pretende constituir-se como uma ferramenta de apoio à decisão, permitindo ao profissional de saúde obter, de forma rápida, uma visão multifacetada acerca do cidadão.

A VCI encontra-se disponível ou em fase de disponibilização da sua versão beta nas seguintes instituições:

  • C. Hospitalar de Leiria
  • C. Hospitalar do Porto
  • C. Hospitalar de Lisboa Ocidental
  • C. Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde
  • Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães
  • Hospital Garcia de Orta
  • ULS Litoral Alentejano
  • ULS de Matosinhos
  • ULS Castelo Branco
  • IPO Lisboa

As instituições interessadas em obter a versão beta deverão contactar a equipa do SClínico Hospitalar por forma a que seja instalada a VCI.

O acesso à VCI faz-se a partir do SClínico, recorrendo ao clique do lado direito do cursor sobre o nome do utente, selecionando de seguida a opção VCI – Visão Clínica Integrada.

Temas

VCI-RESUMO-CLÍNICO

Visão Clínica Integrada na ULS de Matosinhos  

24 Maio, 2017

A Visão Clínica Integrada (VCI) foi instalada na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) no dia 11 de maio. É a primeira instituição hospitalar com SONHO v1 onde foi implementada a VCI com acesso à versão Beta.

VCI_Matosinhos
Voltar
co-financiamento
sed ut suscipit luctus felis ut
Voltar para o topo.