Plataforma de TeleSaúde do SNS apoia alargamento da Via Verde da Reabilitação do AVC na Figueira da Foz

23 Julho, 2017

O projeto da “Via Verde da Reabilitação do AVC” vai ser alargado ao Hospital da Figueira da Foz EPE – HDFF, EPE, depois do sucesso obtido entre o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Serviço de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC – RP). O protocolo será assinado amanhã, dia 24 de julho, no auditório do HDFF, EPE e pretende proporcionar os benefícios da inclusão da medicina física e reabilitação na Via Verde de AVC.

A SPMS, EPE apoia esta iniciativa, através da plataforma de TeleSaúde do SNS, que tem sido crucial para a dinamização da implementação da telemedicina no sistema de saúde português. A telessaúde tem sido utilizada na Via verde do AVC como instrumento importante na triagem e referenciação para tratamento adequado, dentro da janela temporal exigida, evitando tempos de espera e contribuindo para a diminuição da mortalidade.

No âmbito deste protocolo, os doentes do HDFF, EPE com sequelas de AVC passam a ser triados por teleconsultas entre o HDFF, EPE e o CMRCC – RP, o que vai acelerar o acesso do doente à terapêutica, bem como estimular uma verdadeira colaboração interdisciplinar em torno da resolução do problema do doente.

A plataforma de TeleSaúde do SNS é uma ferramenta essencial na estratégia de dinamização das teleconsultas, contribuindo para reduzir tempos de espera e melhorar significativamente a prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

alertas_topo

Visita do CNTS ao Serviço de Neurologia do CHUC

17 Dezembro, 2018

No âmbito da atividade do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS, EPE visitou o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com os Coordenadores Regionais de Telessaúde e outros profissionais das Administrações Regionais de Saúde do Algarve, Alentejo e Norte.

banner_spms7