Teleconsulta diminui listas de espera na ARS Centro

14 Junho, 2017

Em linha com a estratégia de tornar o Serviço Nacional de Saúde cada vez mais próximo do cidadão, a telemedicina já é hoje uma realidade, com provas evidentes dos ganhos que representa para utentes, profissionais e instituições. Um dos casos de sucesso e de boas práticas é a teleconsulta na área da dermatologia, praticada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Como forma de diminuir as listas de espera nos hospitais para a consulta de dermatologia, que são bastante extensas, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) impulsionou a teleconsulta. E as vantagens estão à vista. Os tempos de espera para uma teleconsulta não são mais de quatro dias, quando a consulta presencial demora, em média, cerca de 90 dias.

Uma diferença que revela claramente as vantagens da TeleSaúde e como contribui para melhorar a prestação efetiva de cuidados ao cidadão. No caso concreto da teleconsulta de dermatologia há uma interação direta entre o médico de família e o médico dermatologista hospitalar, o que permite agilizar procedimentos, bem como chegar mais rapidamente ao diagnóstico e ao tratamento que o paciente deve seguir. Este exemplo de sucesso já serve de modelo na região Centro.

A implementação da TeleSaúde no SNS é apoiada pelo Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), sob a responsabilidade da SPMS. O CNTS incrementa o debate sobre a partilha de sinergias e de soluções cada vez mais inovadoras entre profissionais de Saúde e instituições.

Consulte o site www.cnts.min-saude.pt.

TeleSaude_banner

Nova unidade central de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde integrada na SPMS

13 Março, 2023

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), que funciona sob gestão da SPMS, vai integrar a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), a nova estrutura que passa a assegurar os diferentes serviços de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. O Despacho foi publicado em Diário da República no dia 10 de março.

Mais de 100 mil teleconsultas no SNS

5 Fevereiro, 2020

Mais de 100.000 teleconsultas já foram registadas no Serviço Nacional de Saúde, desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020. Em 2019 realizaram-se mais de 30 mil (30.074), ano em que se registou o número mais elevado, com uma taxa de crescimento de 13,5% face a 2018, e mais 5,7% comparativamente a 2017.

teleconsulta