Notícias

SITAM nos Cuidados de Saúde Primários

8 Março, 2017

No âmbito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), o SITAM é utilizado por 3 Unidades Locais de Saúde (ULS) e 2 Administrações Regionais de Saúde (ARS). No decorrer de 2016, o Módulo de Apoio para Registo de Taxas de Atos (MARTA) foi atualizado para a versão 3, que inclui a capacidade de emissão de notas de débito com referência multibanco e integração com o SITAM.

Neste contexto, o SITAM já foi responsável pela geração de 17 mil referências Multibanco. As referências de pagamento atingem um potencial de recuperação de aproximadamente 400 mil € de taxas moderadoras, cujo pagamento não foi efetuado aquando a realização das prestações de saúde. Deste valor, e até à data, foi possível recuperar mais de 120 mil €.

O SITAM foi essencial nesta cobrança e na recuperação de valores.

Através do SITAM, o utente tem a possibilidade de efetuar comodamente o pagamento, sem necessitar de se deslocar novamente à Instituição de Saúde. Em breve, a informação das Referências a Pagamento, e valor em dívida, será disponibilizada na Área do Cidadão do Portal SNS.

Entidades Aderentes:

  • ARS Norte
  • ARS Alentejo
  • ULS da Guarda
  • ULS Baixo Alentejo
  • ULS Norte Alentejano
Temas

Relatório do SITAM 2017

2 Julho, 2018

Desenvolvido pela SPMS, o SITAM – Sistema de Informação de Taxas Moderadoras assume-se, cada vez mais, como uma ferramenta essencial na gestão e controlo do processo de cobrança e recuperação dos valores em dívida de taxas moderadoras, pelas instituições e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde e nas Administrações Regionais de Saúde.

SITAM em 30 instituições do SNS

26 Maio, 2017

O Sistema de Informação de Taxas Moderadoras (SITAM) já é utilizado por 30 Instituições, incluindo 6 Unidades Locais de Saúde e 3 Administrações Regionais de Saúde.

SITAM_TAXAS
Voltar
Voltar para o topo.