Notícias

SPMS incentiva prática da TeleSaúde em Moura

14 Fevereiro, 2017

A SPMS tem impulsionado a TeleSaúde com a expansão da PDS Live. Levar o SNS a todos os cidadãos é uma das mais-valias desta prática clínica, que contribui para a equidade no acesso a cuidados médicos, através de teleconsultas médicas como a que se realizou hoje, 14 de fevereiro, no Centro de Saúde de Moura. 

TeleSaúde em Moura_1

O Conselho de Administração da SPMS acompanhou in loco a teleconsulta do pé diabético a um paciente de 70 anos, com mobilidade reduzida. O médico assistente, Dr. António Pinho Valente, do Centro de Saúde de Moura, esteve em teleconsulta com a especialista em Medicina Interna, Dra. Isabel Ramos e a cirurgiã, Dra. Regina, sediadas em Beja.

Várias especialidades médicas a analisar, em locais diferentes, mas em tempo real, o processo clínico do mesmo paciente, promovendo, assim, celeridade e uma melhor prestação efetiva de cuidados de saúde ao cidadão/utente. 

TeleSaúde em Moura_2

Por outro lado, este caso é exemplo concreto de que a TeleSaúde contribui para uma maior comodidade do utente, evitando deslocações a outras unidade de saúde, longe da sua área de residência. Integrando a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o Centro de Saúde de Moura já adotou as teleconsultas como método para melhorar o desempenho da prática clínica e dos serviços prestados.

De realçar que o desenvolvimento deste projeto se deve ao bom funcionamento da RIS – Rede Informática da Saúde. Em forte expansão, a TeleSaúde aproxima o cidadão do SNS, fomenta poupanças aos cidadãos, profissionais e instituições do SNS e, para além disso, incrementa a qualidade e promove o conhecimento técnico-científico entre profissionais.

A SPMS, enquanto responsável pelos sistemas de informação do Ministério da Saúde, é parte integrante do avanço da TeleSaúde em Portugal, continuando a dinamizar iniciativas nesta área.

TeleSaúde em Moura_3
Temas

MOura-telesaude-004

Visita do CNTS ao Serviço de Neurologia do CHUC

17 Dezembro, 2018

No âmbito da atividade do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS, EPE visitou o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com os Coordenadores Regionais de Telessaúde e outros profissionais das Administrações Regionais de Saúde do Algarve, Alentejo e Norte.

banner_spms7
Voltar
Voltar para o topo.