SITAM – Sistema de Informação de Taxas Moderadoras

27 Fevereiro, 2017

Em contexto hospitalar, o SITAM já é utilizado por 26 Instituições, incluindo 5 Unidades Locais de Saúde. Em 2016, o SITAM completou a implementação em 19 Instituições de Saúde (18 Centros Hospitalares e uma ARS).

O SITAM é responsável, desde 2016, por gerir 360 mil referências multibanco. Uma das grandes vantagens deste sistema é a capacidade de envio normalizado e automatizado da dívida por correio.

O envio de referências de pagamento, aos utentes em incumprimento, atinge um potencial de recuperação de aproximadamente 4.9 Milhões de Euros de taxas moderadoras, cujo pagamento não foi efetuado aquando a realização das prestações de saúde.

Deste valor, e até à data, foi possível recuperar mais de 2 Milhões de Euros, através do envio de cerca de 130.000 cartas, por parte de 4 das 19 instituições de saúde, concluído em dezembro de 2016.

O SITAM foi essencial nesta cobrança e na recuperação de valores. Através deste sistema o utente tem a possibilidade de efetuar comodamente o pagamento, sem necessitar de se deslocar novamente à Instituição de Saúde.

Em breve, a informação das Referências a Pagamento, e valor em dívida, será disponibilizada na Área do Cidadão do Portal SNS.

Instituições que utilizam SITAM:

• ARS Norte;
  • ULS Norte Alentejano.

Relatório do SITAM 2017

2 Julho, 2018

Desenvolvido pela SPMS, o SITAM – Sistema de Informação de Taxas Moderadoras assume-se, cada vez mais, como uma ferramenta essencial na gestão e controlo do processo de cobrança e recuperação dos valores em dívida de taxas moderadoras, pelas instituições e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde e nas Administrações Regionais de Saúde.

SITAM em 30 instituições do SNS

26 Maio, 2017

O Sistema de Informação de Taxas Moderadoras (SITAM) já é utilizado por 30 Instituições, incluindo 6 Unidades Locais de Saúde e 3 Administrações Regionais de Saúde.

SITAM_TAXAS