Notícias

Programa “Via Verde do AVC – Telemedicina no tratamento do AVC Isquémico” recebe 1º Prémio no Congresso Anual do AVC

7 Fevereiro, 2017

No passado sábado, Dia Mundial do Cancro, o programa “Via Verde do AVC” foi distinguido com o primeiro lugar na 11.ª edição do Congresso Anual do AVC, no Porto, pelo trabalho desenvolvido na área do tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquémico, através de consultas de Telemedicina, via PDS-Live.

Este é um projeto inovador e pioneiro em Portugal e na Europa, e que faz uso das ferramentas da TeleSaúde via PDS-Live desenvolvidas pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A atribuição do galardão foi anunciada pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular (SPACV) e entregue a Gustavo Cordeiro, coordenador da unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na sequência da apresentação do trabalho “Telemedicina na área da abordagem endovascular no tratamento do AVC isquémico: a experiência de 15 meses de articulação em rede numa região de Portugal”.

Coordenado pelo CHUC, o programa “Via Verde do AVC”, que agrega mais sete hospitais da região Centro, é inovador ao utilizar a teleconsulta de emergência, e foi criado com uma simples reorganização dos recursos existentes nos hospitais e a fundamental articulação entre os profissionais das unidades envolvidas na rede.

Esta tecnologia já permitiu a orientação clínica de mais de 500 doentes desde setembro de 2015, através de uma média de 50 consultas mensais de telemedicina, que têm contribuído, de forma significativa, para a melhoria do resultado clínico e funcional dos doentes com AVC na região Centro, garantindo uma resposta tecnicamente equitativa.

A SPAVC sublinhou o caráter pioneiro da iniciativa em Portugal e elogiou o desenvolvimento deste projeto, realçando o mérito de todos os profissionais envolvidos.

Temas

|

congressoAVC4-1

Telemedicina Portuguesa destacada em artigo da OCDE

10 Fevereiro, 2020

O papel que a SPMS tem desenvolvido no âmbito da Telessaúde vem referenciado como um bom exemplo de desenvolvimento da telemedicina através da governança, num artigo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

banner noticia telemedicina

Primeira teleconsulta em tempo real na ULSAM

29 Setembro, 2018

Realizou-se, em setembro, a 1ª teleconsulta em tempo real na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), através da RSE Live, a plataforma disponibilizada pela SPMS, EPE.

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
Voltar para o topo.