Notícias

Telemedicina Portuguesa destacada em artigo da OCDE

10 Fevereiro, 2020

O papel que a SPMS tem desenvolvido no âmbito da telessaúde vem referenciado como um bom exemplo de desenvolvimento da telemedicina através da governança, num artigo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O destaque de caixa intitulado “Telemedicine promotion through governance: an exemple from Portugal”, aparece na página 40 do documento de trabalho “Bringing health care to the patient. An overview of the use of telemedicine” in OECD”, da autoria de Tiago Hashiguchi, e apresenta o trabalho desenvolvido pela SPMS no sentido de estabelecer uma rede vantajosa de suporte à utilização da telessaúde e da telemedicina em Portugal.

Portugal aparece referenciado como tendo realizado um importante e sustentado esforço para proporcionar orientação e apoio a programas de telemedicina, promovendo a clarificação de papeis desempenhados e planeamento de processos. 

A SPMS é destacada pelos serviços disponibilizados ao Serviço Nacional de Saúde, nas áreas de Compras Públicas, Serviços Financeiros e os Sistemas de Informação Tecnológicos, no sentido de otimizar e centralizar a compra de bens e serviços em saúde.  O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), sob a alçada da SPMS, é apresentado como um centro que promove a inovação e a utilização dos Sistemas de Informação para aproximar os cidadãos aos profissionais de saúde, apoiando a utilização regular dos serviços de telessaúde. 

A SPMS e o CNTS são ainda identificados como as entidades responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico Nacional para a TeleSaúde, que está alinhado com o programa governamental nacional e com a Estratégia Europeia Health 2020.

O sistema Português é referenciado várias vezes ao longo do documento, que apresenta os resultados de um questionário realizado em 28 países membros da OCDE, e que reflete as condições de utilização da telemedicina nestes países. 

Para uma leitura mais extensa do documento, pode consultar o mesmo aqui

Temas

|

banner noticia telemedicina

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
lectus dictum ut odio Praesent Donec dapibus efficitur. eget dolor fringilla
Voltar para o topo.