SPMS alarga PDS Live – Teleconsultas disponíveis no Algarve

27 Dezembro, 2016

A SPMS, em articulação com a ARS Algarve e o Centro Hospitalar Algarve (CHA), alargou a PDS Live à Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul – ACES Barlavento e à USF Balsa – ACES Sotavento, após ter sido levada a cabo a sessão piloto da plataforma PDS Live, através de uma videoconferência em tempo real, entre o Serviço de Cardiologia do CHA e a USF de Mirante – Olhão, do ACES Central, no passado mês de novembro.

Na inauguração da USF Atlântico Sul, no dia 12 de dezembro, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, teve oportunidade de assistir à simulação de uma teleconsulta, realizada entre aquela USF e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Faro.

A funcionalidade disponibilizada por esta ferramenta vai ao encontro dos objetivos do Serviço Nacional de Saúde, facilitando a prestação de cuidados especializados de proximidade ao cidadão.

Existe a intenção, por parte do CHA, de alargar esta funcionalidade a outras USF,  permitindo que mais especialidades sejam abrangidas, para além das já disponíveis – Cardiologia (Hospital de Faro) e Otorrinolaringologia (Hospital de Portimão).

Através desta iniciativa é promovida a comunicação entre os profissionais de saúde das entidades de Cuidados de Saúde Primários e os de Cuidados de Saúde Hospitalares, alcançando-se uma maior proximidade entre esses dois níveis.

PDS_live_noticia

Visita do CNTS ao Serviço de Neurologia do CHUC

17 Dezembro, 2018

No âmbito da atividade do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS, EPE visitou o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com os Coordenadores Regionais de Telessaúde e outros profissionais das Administrações Regionais de Saúde do Algarve, Alentejo e Norte.

banner_spms7