Notícias

SPMS promove sessões de esclarecimento da PEM para Médicos Dentistas privados

31 Outubro, 2016

A SPMS, em colaboração com a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) realiza, dia 31 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre as funcionalidades da aplicação da Prescrição Eletrónica Médica (PEM) para privados. A sessão realiza-se às 20h30, no Porto Palácio Hotel.  

_dsc0003

Esta é a primeira de um conjunto de sessões sobre a PEM, gratuitas e dirigidas a médicos dentistas privados. As próximas estão agendadas para:

No âmbito da entrada em vigor das regras de prescrição e dispensa de medicamentos a 1 de setembro, o programa da PEM, gratuito para pequenos prescritores, já se encontra disponível aos médicos dentistas (com 40 receitas/mês) para que possam prescrever Receitas Sem Papel, em ambiente de exercício profissional privado.

Os associados da OMD devem solicitar este acesso à PEM em https://www.spms.min-saude.pt/2019/04/pem/.

Após receberem a validação do registo, por parte da SPMS, devem verificar se o posto de trabalho está de acordo com os requisitos elencados no documento Guia para a utilização da PEM (pdf, requer login no site da OMD).

Feita a confirmação, podem aceder à PEM através de: www.pem.min-saude.pt. Informa-se, também, que a SPMS disponibiliza um serviço de apoio técnico à aplicação, 24 horas por dia, durante toda a semana, através do Centro de Suporte: servicedesk@spms.min-saude.pt, ou 220129818.

Relativamente às sessões de esclarecimento, pode inscrever-se no formulário disponível no site da OMD.

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.