Notícias

Nasceu bebé com primeiro eBoletim Infantil e Juvenil

27 Outubro, 2016

O bebé com o primeiro eBoletim Infantil e Juvenil oficial, completamente desmaterializado, nasceu a 24 de outubro no Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Nasceu o primeiro bebé da “era digital”! Registado através do formato eletrónico “Notícia Nascimento”, com inscrição automática e imediata no Registo Nacional de Utentes (RNU), através do “Nascer Utente” – todos os recém-nascidos passam a ter médico de família. Este bebé faz parte do projeto-piloto que decorre na ULSBA – ARS Alentejo, desde setembro, no qual foram identificadas quatro grávidas, com nascimentos previstos para outubro, e acesso aos primeiros Boletins Infantis e Juvenis em formato eletrónico, sem qualquer suporte papel.

Para além das consultas e registo de informação relevante, o eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil possibilita a emissão de alertas e notificações para os pais e cuidadores. Os pais acedem ao Boletim através da Área do Cidadão do Portal do SNS e os profissionais de saúde, através do Portal do Profissional. Ambos os sistemas integram a Plataforma de Dados da Saúde (PDS).

A SPMS é responsável pela implementação das adaptações do sistema do RNU (“Nascer Utente”) e da integração de comunicações no SClínico e na PDS (“Notícia Nascimento”). Esta experiência-piloto foi criada no âmbito do Simplex, e como resultado de uma colaboração entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a SPMS.

Definiu-se 2016 como o ano de arranque do eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil, 2017 será o ano de consolidação. A versão digital permite obter processos desmaterializados, melhorar a articulação de cuidados de saúde, com mais informação, maior qualidade e segurança nos cuidados prestados. Reduzir o número de registos efetuados pelos médicos, evitando a duplicação de informação, eliminar a utilização do papel e uma maior comodidade para os utentes e profissionais de saúde são mais algumas das vantagens do eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil.    

Temas

eboletim_SPMS

SPMS mostra eBoletim em congresso de pediatria

2 Outubro, 2013

A SPMS, EPE vai participar no 14º Congresso Nacional de Pediatria, com presença na área social do evento, onde será disponibilizada informação sobre o novo eBoletim de Saúde de Infantil e Juvenil e o Portal do Utente.

imagem sobre o eBoletim
Voltar
Voltar para o topo.