Notícias

Comunicado SPMS | ANF – Receita Sem Papel

19 Setembro, 2016

Têm ocorrido períodos de lentidão e indisponibilidade dos serviços centrais do Ministério da Saúde, o que tem tido impacto na prescrição e dispensa de medicamentos.

A SPMS agradece aos farmacêuticos e médicos o profissionalismo que têm demonstrado para superar o impacto destas perturbações, que resultam do crescimento exponencial da Receita Sem Papel. Este crescimento exige alterações e melhorias constantes nos sistemas de informação, para garantir o crescimento sustentável deste projeto, que tem tido uma forte adesão por parte de utentes, médicos e farmácias.

As equipas técnicas da SPMS contam, ainda, com o apoio da ANF, e encontram-se a melhorar o sistema, a fim de criarem condições para a resolução destas falhas e o aumento da capacidade do sistema. Estima-se que, no espaço de 2 a 4 dias, este esforço resulte na solução do problema.

Durante este período, pedimos aos utentes que prefiram usar o documento do guia de tratamento, quando se desloquem às farmácias. Pedimos desculpa aos utentes que têm sido afetados por estes incómodos e prometemos ser breves na criação de melhores condições para este projeto.

Comunicado2

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.