Notícias

eHealth em Portugal – Visão 2020

24 Setembro, 2015

No âmbito das atividades de Planeamento do Sistema de Informação da Saúde, a SPMS promoveu a realização de um “think tank” para debater a Estratégia Nacional para eHealth, considerando o horizonte temporal 2016-2020.

A sessão decorreu no dia 21 de setembro nas instalações do ISCSP e contou com a participação de 40 profissionais, representantes de diversas organizações com intervenção no setor da saúde, nomeadamente organizações prestadoras de cuidados de saúde públicas, privadas e sociais, organizações gestoras de subsistemas de saúde, indústria, academia, empresas tecnológicas, associações de doentes, de profissionais e da sociedade civil, ordens profissionais e organismos centrais e regionais do Ministério da Saúde.

Os trabalhos basearam-se na metodologia “National eHealth Strategy Toolkit” da Organização Mundial da Saúde, tendo participado no evento o Dr. Clayton Hamilton, diretor da unidade “eHealth and Innovation portfolio” da OMS Região Europa, que está a apoiar a SPMS no desenvolvimento da estratégia.

Antes da sessão, os participantes utilizaram uma plataforma colaborativa para aceder a documentos com informação relevante sobre eHealth e responder a um conjunto de questões com vista a informar o debate, nomeadamente caracterizando o estádio de maturidade de e-Health em Portugal.

Grupos organizados por mesas de trabalho

Ao longo do dia, os participantes, divididos em grupos de trabalho, efetuaram um conjunto de atividades práticas que resultaram na identificação dos benefícios mais importantes para o Sistema de Saúde Português a alcançar com a adoção de eHealth, no debate dos fatores críticos para o sucesso da colocação da estratégia de eHealth no terreno e na identificação de áreas prioritárias de atuação.

Cada grupo procedeu, ainda, à identificação de um lema para a iniciativa, tendo sido eleito por votação individual de cada um dos participantes o lema para a iniciativa proposto pelo grupo: “Lig@ados à Saúde”.

Os próximos passos estão agora do lado da SPMS, que desenvolverá trabalhos de refinamento das conclusões do “think tank” e efetuará consultas adicionais aos stakeholders, prevendo-se que o documento de Visão e Recomendações, que fecha esta fase do planeamento de eHealth, esteja concluído no mês de dezembro.

Temas

SPMS no 60º aniversário da COCIR

14 Novembro, 2019

A SPMS participou no evento de celebração dos 60 anos da Associação Europeia de Comércio que representa as indústrias de imagiologia médica, radioterapia, eletromédica e TIC nos cuidados de saúde (COCIR), no dia 14 de novembro, em Bruxelas.

SPMS no 60ª aniversário da COCIR

SPMS no maior evento de eHealth da Escandinávia

21 Maio, 2019

Henrique Martins, em representação da SPMS, EPE, participou nesta terça-feira, dia 21 de maio, no Vitalis 2019, o maior evento de eHealth na Escandinávia, que decorre no Centro Sueco de Exposições e Congressos, na cidade de Gotemburgo.

vitalis_2019_banner
Voltar
co-financiamento
tristique ut efficitur. fringilla adipiscing vel,
Voltar para o topo.