Notícias

Workshop Health Data Governance for Secondary Use promovido pela SPMS

21 Janeiro, 2020

A SPMS promove nos dias 21 e 22 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop Health Data Governance for Secondary Use com a participação de várias delegações que integram as Redes Digitais de Saúde Europeias (eHealth Network).

Estas delegações, que representam várias instituições europeias, como a Comissão Europeia, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e vários ministérios da saúde europeus, entre outras, incorporam especialistas em governança e utilização de dados secundários em saúde e vão debater na SPMS as boas práticas para a utilização destes dados.  

 Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, abriu o workshop e deu início à sessão da manhã onde foram apresentadas as oportunidades e os desafios no âmbito dos dados secundários de saúde, em que cada país apresentou o seu contexto nacional nesta matéria, relativamente à sua respetiva governança nacional dos dados de saúde.

No âmbito da Estratégia Nacional para a Utilização de Dados Secundários no Contexto Nacional e nas Redes de Saúde Digital Europeias, esta formação pretende identificar as áreas prioritárias a desenvolver, quer a nível nacional quer a nível internacional, a partilha de boas práticas em todos os estados membros e o aumento da consciencialização para estas matérias.  Ao mesmo tempo que é desenvolvida a cooperação internacional, promovendo a atuação conjunta entre governos, organizações de saúde e agências nacionais para a saúde digital, em matéria de governação e utilização de dados secundários.

Ao longo dos dois dias vão ser abordadas as políticas, tecnologias e as diretrizes legais regulatórias para a recolha de dados secundários e os objetivos para a sua partilha, bem como as fontes e as iniciativas nacionais para a utilização destes dados tanto a nível de cuidados personalizados de saúde como em termos de saúde pública.   

A utilização de dados secundários tem sido um dos pilares mais importantes para a transformação digital na saúde, mantendo a premissa do uso seguro da informação para apoiar e desenvolver os cuidados de saúde.

Este workshop vai ao encontro das recomendações da eHealth Network, no sentido de desenvolver ações transfronteiriças de governança e o desenvolvimento de Redes Nacionais de Saúde Digital, que representam um passo em frente para a interoperabilidade e a troca segura de informação transfronteiriça, no sentido de consolidar as estruturas nacionais em alinhamento com a estrutura conjunta europeia, para assegurar o apoio às estratégias de saúde nacionais de cada estado membro.   

Temas

|

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.