Notícias

Troca de seringas aumenta nos centros de saúde

1 Dezembro, 2014

Os centros de saúde de todo o país estão a aumentar o número de seringas distribuídas/trocadas no âmbito do Programa Diz não a uma seringa em segunda mão. Este projeto, que integra o Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA da Direção-Geral da Saúde, atualmente gerido pela SPMS, decorre em três estruturas distintas: equipas de rua, postos móveis e nos cuidados de saúde primários, através dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde).

De janeiro a setembro deste ano foram trocadas 1.067.117 seringas, verificando-se um aumento exponencial de trocas nas instituições de saúde, totalizando 186.224 neste segundo ano em que participam no programa. A região centro e a Madeira são os locais onde se regista o maior número de trocas. Em 2013 foram distribuídas/trocadas 28.694 seringas por estas instituições (Relatório Anual do Programa Troca de Seringas 2013).

Em breve, as farmácias voltarão a integrar o programa, continuando a SPMS a ser a empresa responsável pelas aquisições e distribuição de kits.

Kit Troca de seringas

O programa “Diz não a uma seringa em segunda mão” tem como objetivo prevenir a transmissão do VIH entre as pessoas que utilizam drogas injetáveis (PUDI), através da distribuição de material esterilizado e da recolha e destruição de material utilizado. O programa tem, também, o propósito de promover a utilização do preservativo.  

banner_TrocadeSeringas

SPMS na Cerimónia dos 25 anos do Programa Troca de Seringas

5 Dezembro, 2018

“Programa tão polémico, mas tão bem feito” foi uma das frases proferidas por Graça Freitas, Diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS), na sessão de abertura da cerimónia evocativa dos 25 anos do Programa Troca de Seringas.

pts-25-anos-01

25 anos do Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”

27 Novembro, 2018

No âmbito dos 25 anos da implementação do Programa Troca de Seringas (PTS), “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, irá realizar-se uma cerimónia pública no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 10 horas, na Estufa Fria - Parque Eduardo VII, Lisboa, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a SPMS, EPE.

Voltar
co-financiamento
mattis amet, felis elementum ut leo Donec suscipit
Voltar para o topo.