Notícias

Odivelas vai ter unidade móvel com troca de seringas

2 Dezembro, 2014

A Unidade Móvel de Saúde que diariamente percorre a freguesia de Pontinha e Fanhões, no concelho de Odivelas, vai iniciar, em breve, o programa troca de seringas, complementando desta forma, o trabalho iniciado pelo ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) daquele concelho.

A novidade foi anunciada na conferência “On the Road – A Prevenção na Comunidade, organizada pela autarquia local a 1 de dezembro, no Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. A SPMS marcou presença, através da psicóloga criminal Carla Caldeira, gestora do Programa Troca de Seringas (PTS).

Paulo Rodrigues (esquerda), Carla Caldeira (centro) e Victor Cláudio

Nas conclusões do evento, realce para os alertas deixados pelo Professor Victor Cláudio, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), sobre o facto de as “crenças” sobre a transmissão do vírus, continuarem semelhantes às convicções de há 20 anos.

Num estudo realizado pelo ISPA, os resultados sobre a atitude dos cidadãos perante o VIH continua a evidenciar a falta de informação das populações. A maioria ainda acredita, erradamente, que a transmissão pode ser provocada pela partilha de sanitários (35%), por partilha de roupa interior (31%), pelo uso partilhado de utensílios de cozinha (15%) ou de alimentos (14%), ou por um simples beijo (14%). “É assustador” conclui Victor Cláudio.

Os alertas mereceram a concordância do especialista Paulo Rodrigues, diretor do serviço de Infeciologia do Hospital Beatriz Ângelo, que defende uma aposta na divulgação por proximidade, para que se consigam alterar os comportamentos de risco atuais – “Estes jovens nasceram numa época maravilhosa, porque podem fazer o que lhes apetece, mas… plastifiquem-se!”.

banner_TrocadeSeringas

SPMS na Cerimónia dos 25 anos do Programa Troca de Seringas

5 Dezembro, 2018

“Programa tão polémico, mas tão bem feito” foi uma das frases proferidas por Graça Freitas, Diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS), na sessão de abertura da cerimónia evocativa dos 25 anos do Programa Troca de Seringas.

pts-25-anos-01

25 anos do Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”

27 Novembro, 2018

No âmbito dos 25 anos da implementação do Programa Troca de Seringas (PTS), “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, irá realizar-se uma cerimónia pública no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 10 horas, na Estufa Fria - Parque Eduardo VII, Lisboa, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a SPMS, EPE.

Voltar
Voltar para o topo.