Notícias

SICO chega a todo o SNS um ano depois do primeiro certificado de óbito digital

15 Novembro, 2013

O dia 15 de Novembro marca um ano após a emissão em Portugal do primeiro certificado de óbito eletrónico, data em que se assinala a chegada do SICO (Sistema de Informação de Certificados de Óbito) a todo o SNS (Serviços Nacional de Saúde), com a inclusão do IPO de Lisboa e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Há um ano, a primeira experiência decorreu no Hospital Universitário de Coimbra e foi sendo progressivamente alargado a todas as instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

O SICO permite, através da articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, a melhoria da qualidade e do rigor da informação, e promove uma adequada utilização dos recursos e da rapidez de acesso aos dados em condições de segurança, assim como o respeito pela privacidade dos cidadãos.

A implementação deste sistema representa uma alteração profunda do paradigma da vigilância da saúde pública em Portugal, permitindo orientar as estratégias de prevenção e prestação de cuidados de saúde baseando a decisão em informação de qualidade sobre o estado de saúde da população.

A informação sobre a mortalidade específica por causa constitui o pilar do diagnostico de saúde populacional por ser aquela que melhor reflete as doenças que afetam a saúde da população.

A utilização do SICO passará a ser obrigatória a partir do dia 1 de Janeiro de 2014, de acordo com o Despacho n.º 13788/2013 do Ministério da Saúde.É médico do SNS e ainda não tem password para aceder ao SICO?

Peça já a sua password diretamente no site SICO através do link: 
https://servicos.min-saude.pt/acesso/faces/sico/LoginMS.jsp

Temas

banner_sico

SICO Mobile com nova funcionalidade

15 Março, 2019

A app SICO Mobile foi atualizada com uma nova funcionalidade no passado mês de fevereiro. De forma a responder a um pedido dos utilizadores, esta funcionalidade vem permitir alterar/retificar Certificados de Óbito normal e Boletins de Informação Clínica.

Noticia_SICO

“11th European Public Health Conference” conta com participação da SPMS

29 Novembro, 2018

Em representação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE participou no debate sobre “The Digital Transformation of Healthcare in Europe”, realizado nesta quinta-feira de manhã. Este debate integra-se no “11th European Public Health Conference”, que decorre em Liubliana, Eslovénia, até ao próximo dia 1 de dezembro.

SPMS na “2th Multi Conference on Computer Science and Information Systems”

20 Julho, 2018

A SPMS, EPE participou na “2th Multi Conference on Computer Science and Information Systems”, iniciativa que decorreu entre os dias 17 e 20 de julho, em Madrid. Integrando temáticas distintas, e contando com a participação de várias entidades, esta conferência focou-se, essencialmente, nos sistemas de informação e nas suas diferentes vertentes.

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
co-financiamento
vulputate, eleifend leo. id, tempus Aenean ultricies nunc
Voltar para o topo.