A SPMS participa em diversos projetos que beneficiam de fundos comunitários. De acordo com as regras de informação e comunicação definidas em legislação comunitária, publicita-se informação sobre os projetos.
A Comissão Europeia reforçou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e criou o rescEU para proteger melhor os cidadãos contra catástrofes e gerir riscos emergentes. O rescEU foi criado como uma reserva estratégica de capacidades europeias de resposta a catástrofes e de equipamentos essenciais, totalmente financiada pela União Europeia.
Inclui uma frota de aviões e helicópteros de combate a incêndios, um avião para evacuação médica e vários armazéns com recursos essenciais. Estes incluem hospitais de campanha, meios de transporte, materiais de energia e abrigo, fornecimentos médicos críticos e equipamentos para responder a emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.
As reservas do rescEU estão localizadas estrategicamente em 22 Estados-Membros e Estados participantes.
O Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) destina-se a todas as entidades da Administração Pública, sendo um programa de financiamento que tem por objetivo criar condições para uma Administração Pública mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e para as empresas, no sentido de reduzir os custos de contexto, oferecer um novo modelo de distribuição de serviços públicos e qualificar o atendimento aos cidadãos e às empresas. Para tal, os apoios são obtidos junto do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu.
À luz do alinhamento estratégico da atividade que a SPMS tem vindo a desenvolver ao nível dos sistemas de informação de suporte aos cuidados de saúde, para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os referidos apoios são uma mais valia para a melhoria do desempenho da organização, na medida em que passa a dispor de mais e melhores ferramentas para dar resposta às exigências que surgem nos atuais contextos, fortemente dinâmicos.
Além disto, os apoios em causa também impactam positivamente outros beneficiários, garantindo o acesso a serviços de saúde mais próximos das necessidades e com maior qualidade e comodidade.

- Boletim de Vacinas Electrónico
- Melhoria da Gestão da Segurança da Informação e dos Serviços da Função Informática no Ministério da Saúde
- Desmaterialização da Prescrição e Prestação de Óculos/Lentes e Exames Complementares
- Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde
- Gestão da Qualidade de Processos
- Serviços de Agendamento e Marcação de Consultas OMNICANAL
- Desenvolvimento e Implementação de um novo sistema de informação administrativo para os cuidados de saúde primários
- Referenciação Eletrónica para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
- Registo Oncológico Nacional
- Cédula Profissional Eletrónica da Saúde
- Mais Proximidade ULS Matosinhos
- S3 – Cuidados De Saúde Domiciliários
- Boletim do Medicamento no Registo de Saúde Eletrónico
- Easy – Sistema de promoção de acessibilidade nos Portais Web na Administração Pública
- Modelo de Prevenção e Combate ao Desperdício do Serviço Nacional de Saúde
- Ecossistema de Informação Oncológica
- CertifAppsSaude – Desenvolvimento de um Modelo de Certificação de Apps da Saúde
- SPMSCONCILIA, projeto integrado da SPMS para a Promoção da Conciliação da Vida