Notícias

SPMS desafia especialistas em dados de saúde

22 Maio, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS participa na ação europeia QUANTUM. Para a concretização deste objetivo, procura especialistas em qualidade e utilização de dados de saúde.

Na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU”, a SPMS assume uma posição ativa na elaboração das recomendações para a conceção e implementação do rótulo QUANTUM, no âmbito da implementação do EEDS. Neste sentido, procuram-se profissionais na área da qualidade e utilização de dados de saúde, para contribuírem para o desenvolvimento do rótulo, através do seu conhecimento e experiência profissional.

O rótulo é a base obrigatória de qualidade e utilidade dos conjuntos de dados, previsto na proposta de regulamento do EEDS (artigo 56.º), para a troca de dados de saúde para uso secundário, através do HealthData@EU. Este regulamento foi aprovado pelo Parlamento Europeu no dia 24 de abril.

Após a entrada em vigor do regulamento do EEDS, o rótulo será obrigatório para a partilha de dados para uso secundário, permitindo aos utilizadores identificar os conjuntos de dados mais adequados para as suas investigações.

Nesta colaboração com a SPMS, os especialistas são convidados a participar num exercício Delphi, que conta com duas rondas de questionários, existindo uma terceira ronda opcional. O exercício encontra-se aberto a qualquer especialista disponível para contribuir com o seu conhecimento nestas matérias.

Exclusivamente em inglês, o exercício tem duração prevista de 1 hora. As datas para participação são as seguintes:

  • 06/05 – 27/05/24: Primeira ronda (3 semanas)
  • 03/06 – 17/06/24: Segunda ronda (2 semanas)
  • 24/06 – 01/07/24: Terceira ronda (opcional, 1 semana)

Para participar:

Saiba mais sobre a Participação da SPMS na ação europeia QUANTUM.

A ação QUANTUM é financiada pela União Europeia, programa Horizon Europe Framework (HORIZON) ao abrigo do Grant Agreement Nr 101137057. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.